O dia 29 de agosto é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Fumo e, neste ano, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), contagiada pelo espírito dos jogos olímpicos e paraolímpicos, quer mobilizar as pessoas a trocarem o cigarro por uma atividade física regular.

Com o slogan “Atitude gera saúde: troque o cigarro por uma vida saudável”, a campanha está disponível na página Vida Saudável, no Facebook, no Blog Saúde MG, no Twitter e no Instagram da SES-MG. O objetivo é divulgar nas mídias sociais dicas para ajudar as pessoas a pararem de fumar, incentivar a prática de esporte, falar dos males provocados pelo cigarro e compartilhar histórias de quem conseguiu abandonar a dependência.

Razões para parar de fumar não faltam. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. O tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema); 30% dos diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado); 25% das doenças coronarianas (angina e infarto) e 25% das doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).

Arte: Deise Meireles

Além disso, também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras doenças, tais como - tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata.

A servidora pública, Luzineide Oliveira Mendes, 45 anos, fez a troca do cigarro pela corrida há mais de 10 anos e garante: “Vale a pena!”. Luzineide, que começou a fumar aos 17 anos, decidiu parrar de fumar quando tinha 30 anos. “Vivia um período conturbado na minha vida profissional. E estava sofrendo com crises constantes de insônia e ansiedade. Então comecei a fazer caminhadas para relaxar e dormir bem”, conta. Porém, o resultado foi melhor do que ela esperava: “Fui melhorando o ritmo da caminhada e passei a correr também. E como para melhorar meu desempenho na corrida precisava ter fôlego, parei de fumar. Cheguei a correr 10 km. E minha qualidade de vida melhorou muito. Controlo melhor a ansiedade, minha disposição física aumentou, as insônias foram embora”.

Luzineide está certa. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), um dia depois de parar de fumar as mudanças no corpo e na mente já podem ser percebidas. Então, se uma pessoa parar de fumar hoje, amanhã os pulmões funcionam melhor e a oxigenação no sangue se normaliza. Após um ano, o risco do infarto do miocárdio é reduzido à metade. E em 10 anos, o pulmão do ex-fumante será igual à de uma pessoa que nunca fumou. Clique aqui e confira outros benefícios de parar de fumar no Blog da Saúde MG.

Como parar?

O tabagismo é uma doença que causa dependência química. Por isso, muitas pessoas têm dificuldade de parar de fumar sozinhas. Mas segundo a referência técnica do Programa de Controle do Tabagismo da SES-MG, Nayara Resende, o primeiro passo é tomar a decisão e, se achar necessário, procurar ajuda de profissionais médicos.

Essa ajuda pode ser encontrada no Sistema Único de Saúde (SUS), que por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem acolhimento e tratamento gratuitos pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). No estado de Minas Gerais atualmente 673 municípios oferecem o tratamento para cerca de 41.562 tabagistas.

O Programa de Controle do Tabagismo (PCT) no estado inclui ações como a redução da prevalência de fumantes, a redução da iniciação, a proteção ao fumante passivo, o programa de cessação de fumar, campanhas de mobilização e regulação dos produtos de tabaco através de ações educativas e de mobilização de políticas e iniciativas legislativas e econômicas. Essas ações têm como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil.

O usuário que deseja parar de fumar pode procurar a UBS mais próxima de casa e preencher uma ficha de cadastro individual. Em seguida, será acolhido e avaliado por uma equipe de saúde. Essa avaliação inclui uma investigação das principais doenças e fatores de risco relacionados ao tabagismo, bem como da avaliação do grau de dependência da pessoa ao cigarro, seu estágio de motivação e suas preferências de tratamento.

“O tratamento é baseado em uma abordagem cognitivo-comportamental, com possibilidade de ser realizado em grupo ou individualmente. Quando necessário, também há apoio medicamentoso. Consiste inicialmente em quatro encontros semanais durante quatro semanas, e depois de acompanhamento com encontros mais espaçados, que são chamamos de sessões de manutenção até completar um ano de tratamento”, explicou Nayara.

Mais disposição

O coordenador do Núcleo de Transporte da SES-MG, Lamartine Costa Teixeira, 39 anos, decidiu parar de fumar sozinho. “Simplesmente parei. Não programei, não entrei em processo de diminuir a quantidade nem nada. Um dia fui ao médico. Tinha uma consulta marcada para às 9horas, acordei às 6horas e até o horário da consulta já havia fumado 4 cigarros. Após a consulta nuca mais fumei”, conta.

A consulta médica assustou Lamartine, que se descobriu diabético e com tendências a ter problemas cardíacos: “Depois de tudo que ouvi do médico, não podia mais fumar. Minha saúde estava em risco. E além do mais, minha filha mais velha não se cansava de me pedir para parar”.

Lamartine diz que sua vida mudou para melhor, mas acredita que abandonar o cigarro é um grande desafio. “Estou mais disposto, mais feliz. Mas tenho medo de ter uma recaída, é difícil parar de fumar sozinho”, desabafa o coordenador.

Nayara Resende aconselha a atividade física como uma grande aliada para desviar o desejo pela nicotina: “Quem está tentando parar de fumar, tem na atividade física uma grande aliada. Quando sentir o desejo de fumar, a pessoa deve se exercitar. Cinco minutos de atividade física de intensidade moderada, como subir e descer alguns lances de escadas, caminhar pelo quarteirão, fazer yoga, entre outras, aliviam o desejo pelo cigarro e os sintomas da abstinência”.

Atitude gera saúde na CAMG

Durante toda a semana, a SES promove ações de conscientização na Cidade Administrativa (CA). A campanha “Atitude gera saúde: troque o cigarro por uma vida saudável” vai estar no ônibus ‘Gonzagão’, nos túneis dos prédios e nos espaços de convivência dos funcionários.

No dia 29/08, o grupo de teatro Saúde em Cena, faz uma apresentação, às 13 horas, no Centro de Convivência. “Vamos apresentar cenas curtas que discutem, com bom humor, como é possível trocar o cigarro por um hábito saudável”, explicou Susan Prado, integrante do grupo.

E durante os dias 29/08 a 09/09 a Exposição do INCA "O Controle do Tabaco no Brasil: uma trajetória", estará nos túneis dos prédios Minas e Gerais. A exposição conta em uma sequência de 22 banners os embates entre as organizações brasileiras ligadas à saúde pública e a indústria do fumo, durante o século XX. Neste período, o desenvolvimento industrial, as influências culturais externas e o surgimento de novos estilos de vida favoreceram o aumento do consumo de cigarros e o correspondente crescimento do número de doenças e mortes relacionadas ao tabagismo, transformando-o em grave problema de saúde pública.

Por Juliana Gutierrez

Enviar para impressão