Nesta quarta- feira (24/08), a Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou a primeira Reunião do Comitê Regional de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal.

Crédito: Lisanea Maria Ferreira Cavalcante

O encontro teve como objetivo a reorganização do comitê após a resolução 5016 e Deliberação 2226 de 18 de Novembro de 2015.

Dentre os assuntos abordados ao longo da reunião, ética e postura profissional com os casos de óbitos do comitê esteve em destaque, além do regimento interno e do cronograma de reuniões.

Segundo a Responsável Técnica, Kátia Maria Gomes Pimentel e Silva, "a atuação do comitê Regional de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e fetal tem um caráter ético, técnico e educativo, não coercitivo ou punitivo. Visa analisar a evitabilidade dos óbitos que demandam discussão a nível de Comitê Regional e gerar encaminhamentos que possam contribuir com a prevenção de futuros óbitos e reduzir os índices de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal nas Regiões de Saúde da regional de Pouso Alegre

Os comitês devem ser formados por Profissionais de saúde das Superintendências Regionais, Secretarias Municipais de Saúde e das Instituições Prestadoras de Serviço e têm como objetivo dar suporte na avaliação dos óbitos já investigados, além de orientar quanto às medidas necessárias para melhorar estas investigações e dar apoio na implantação dos comitês Municipais e Hospitalares.

Por Lisanea Maria Ferreira Cavalcante

Enviar para impressão