A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou nos dias 22 e 23 de junho, em Belo Horizonte, capacitação sobre abordagem e tratamento do tabagismo. O evento contou com a participação de profissionais de saúde do Programa de Controle do Tabagismo e da Assistência Farmacêutica das 28 Regionais de Saúde de Minas Gerais.

Crédito: Nayara Resende

Segundo a enfermeira e referência técnica do Programa de Controle do Tabagismo da SES-MG, Nayara Resende Pena, a capacitação fortalece as ações do estado para a redução do número de fumantes. “A redução da prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade por doenças relacionadas ao tabaco em Minas Gerais é um grande desafio, principalmente devido a sua grande extensão territorial e as diversidade locais . A capacitação é de grande importância para fortalecer e ampliar o acesso da população ao Programa de Controle do Tabagismo em Minas Gerais”, explicou.

Tratamento oferecido pelo SUS

A SES-MG, em parceria com municípios, Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA), oferece tratamento para tabagismo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).  O Programa de Controle do Tabagismo (PCT) do estado inclui um conjunto de ações como aredução da prevalência de fumantes, proteção ao fumante passivo, capacitação profissional, campanhas de mobilização, regulação dos produtos derivados do tabaco através de ações educativas e de mobilização, entre outras atividades. Essas ações têm como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

O usuário que demonstre interesse em parar de fumar deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, onde será acolhido e avaliado por uma equipe de saúde. Essa avaliação inclui uma investigação das principais doenças e fatores de risco relacionados ao tabagismo, bem como do grau de dependência e suas preferências para o tratamento.

O modelo de tratamento é baseado em uma abordagem cognitivo-comportamental, com a possibilidade de ser realizado em grupo ou individualmente, podendo haver apoio medicamentoso. O tratamento é iniciado com quatro encontros semanais (quatro semanas), que evoluirão para encontros de manutenção até que se completem doze meses de acompanhamento.

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão