Minas Gerais vai contar agora com mais 50 leitos de tratamento intensivo. O credenciamento dos novos leitos foi aprovado na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS/MG), que aconteceu no dia 19/08, e a expectativa é beneficiar uma população de cerca de 940 mil pessoas das regiões ampliadas de saúde Norte, Oeste e Triângulo Norte. 

Os novos leitos já têm endereço certo e vão reforçar os 1.778 leitos de UTI adulto, 185 leitos de UTI pediátrico, 543 leitos de UTI neonatal, 115 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) convencional e 42 leitos de UCI canguru já existentes no estado. “O credenciamento desses leitos é de extrema importância para cobrir o déficit que existe nas regiões onde eles estão localizados e dessa forma atender com mais qualidade e efetividade, diminuindo os vazios assistenciais”, ressaltou o diretor de Políticas e Gestão Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde, Danilo Borges Matias. 

Foto: Henrique Chendes

O Hospital São João de Deus, no município de Divinópolis, terá mais 20 leitos de UTI Adulto, reforçando o quadro de leitos credenciados já existentes: 10 leitos de UTI Adulto, dois leitos de UTI pediátrico e seis leitos de UTI neonatal. 

Outro beneficiado é o Hospital das Clínicas de Uberlândia, que terá o credenciamento de mais sete leitos de UTI adulto. A unidade já contava com 30 leitos de UTI adulto, 15 leitos de UTI neonatal e nove leitos de UTI pediátrico. 

O Hospital Municipal Dr. Moisés Magalhães Freire, do município de Pirapora, foi o que recebeu o maior número de novos leitos credenciados. Serão mais 10 leitos de UTI Neonatal,10 leitos de UCI Convencional e cinco leitos de UCI Canguru. A unidade já contava com 10 leitos de UTI adulto. 

O secretário municipal de Saúde de Pirapora, Célio Cesar, agradeceu ao secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, e à equipe da SES pelo empenho no credenciamento junto ao Ministério da Saúde e reafirmou a importância dos leitos para o fortalecimento da saúde na região. “Eu gostaria primeiro, secretário, de agradecer. Nós estamos desde janeiro de 2014 com as estruturas físicas prontas, já concluídos os equipamentos e era uma coisa que aguardávamos muito. Há dois meses o senhor prometeu ouvir e fez mais que isso, ouviu e agiu. E eu tenho certeza que esses leitos serão de grande relevância para toda a macrorregião”, frisou.

 

Por Giselle Oliveira