Na manhã da última quarta-feira, 12/08, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (CISRUN/SAMU), realizou reunião com prestadores, reguladores em saúde e secretários municipais de saúde de 85 municípios da Região Ampliada de Saúde Norte, no Auditório da Associação Mineira da Área da Sudene (AMAMS). 

Durante a abertura do encontro, a Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Mendes Guimarães falou sobre o objetivo do encontro. “O objetivo é discutir os fluxos da regulação da Gestão da Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Média e Alta Complexidade dos municípios, ouvir os questionamentos e encontrar a melhor forma para dar continuidade à assistência ao usuário”. 

Foto: Fabrícia Andrade

Em seguida o diretor Executivo do CISRUN, Patrick Warner Murta Martins falou sobre a importância da reunião. “Esse momento é de união, de se voltar para construir uma rede que funcione e que possa resolver as dificuldades que os municípios possuem em relação à urgência e emergência. Queremos contribuir para que o atendimento aos municípios seja feito com qualidade e transparência”. 

O coordenador médico do SAMU, Ênios Freire Versiane proferiu palestra sobre a transferência Inter-hospitalares resolução CFM N° 2. 110/ 2014, que trata de transferências de pacientes críticos estabilizados e instáveis (respeitando a decisão técnica do médico regulador no sentido de não piorar o estado do paciente); no momento adequado, regulado para um serviço com estrutura (RH/MAT/MED) entre outros aspectos. 

Depois do encontro, os participantes se dirigiram à sede da SRS para conhecer a equipe de Regulação e participar de uma reunião para tirar dúvidas e discutir o processo de transição, também com orientações da coordenadora de Regulação em Saúde da SRS, Marlúcia de Fátima Maia. “A equipe está preparada para atender aos profissionais de saúde e assim poder ajustar a rede e oferecer o melhor atendimento à população”. 

O Superintendente do Hospital Universitário de Montes Claros (HUCF), José Otávio Braga Lima ressaltou a abertura da SRS no processo de transição. “Já podemos notar uma diferença na gestão com o Estado, que promoveu o debate e o diálogo entre prestadores e gestores municipais. A cada reunião, se tem avançado e isso irá impactar na qualidade do serviço prestado”. 

O secretário Municipal de Saúde de Pirapora, Célio César Wanderley de Almeida Junior também falou sobre a reunião. “Essa reunião foi muito esclarecedora por que os municípios puderam apresentar suas dúvidas, necessidade de cada um e fazer um nivelamento das ações de transição”.  

Transição 

Desde o dia 1° de Agosto, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) assumiu a Gestão da Assistência Hospitalar e Ambulatorial do município de Montes Claros conforme a deliberação CIB-SUS/MG Nº2.155 e já com transferência do gerenciamento dos R$ 136,9 milhões dos recursos da média e alta complexidade do Norte de Minas conforme publicação da PORTARIA N 687, DE 31 DE JULHO DE 2015 que estabelece de forma excepcional e provisória, pelo período de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. 

A SES-MG reafirma à população de Montes Claros e região que a transferência da gestão hospitalar do município para o Estado acontece de forma transparente e com o compromisso de proteger o usuário, melhorar a qualidade dos atendimentos e evitar a falta de serviços referenciados pelo Sistema Único de Saúde(SUS) na região. 

Atendimento ao usuário 

Os canais de informação, sugestão, reclamação do SUS no que tange aos hospitais serão garantidos com os serviços da Ouvidoria através dos telefones: 162 e e-mail: ouvidoria.moc@saude.mg.gov.br.

 

Por Fabrícia Andrade