O Canal Minas Saúde transmitiu, ao vivo, nesta segunda-feira, a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A Comissão é o ponto de debate e negociação entre estado e municípios para implantar, deliberar e operacionalizar ações do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na mesa, estiveram presentes o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, o presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), Mauro Guimarães Junqueira, e a secretária executiva da CIB-SUS/MG, Anaíde Oliveira.

Além das pactuações programadas pelo colegiado bipartite, a reunião também marcou o lançamento do Sala de Espera 2, projeto desenvolvido pela SES-MG, por meio do Canal Minas Saúde, para gerar conteúdo audiovisual de prevenção e promoção à saúde para exibição nas redes de atendimento de Minas Gerais.

Na oportunidade, o diretor administrativo do Canal Minas Saúde, Onofre Marques, juntou-se à mesa para apresentar a nova série, com mais de 320 novos produtos audiovisuais. "Esse é um projeto muito bonito, com a finalidade de atingir os usuários do SUS, para que tenham informações qualificadas e técnicas sobre saúde", ressaltou.

Uma oportunidade também para informar, de uma maneira geral, como o paciente pode ajudar a manter sua saúde e ter qualidade de vida. "É interessante que todos os gestores de saúde façam uma campanha, um trabalho junto às unidades básicas de saúde, para que assistam a grade do Canal Mina Saúde", convidou Marques.

Em seguida, o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, destacou que “a grande potencialidade do projeto Sala de Espera está na utilização offline, fora da grade, nos diversos espaços potenciais e coletivos de promoção à saúde”. Como o conteúdo audiovisual do projeto Sala de Espera é de livre reprodução, desde que citada a fonte, seu alcance pode ser muito maior. "Essa é uma biblioteca poderosíssima de vídeos", completou.

No Canal Minas Saúde, as reuniões pactuadas e homologadas pela comissão são repercutidas no programa “CIB no Ar”, com veiculação mensal. Saiba mais aqui.

Novos cursos

A reunião também marcou a aprovação de novos cursos que serão realizados pelo Canal Minas Saúde no segundo semestre. Com apresentação de cada área demandante, foram divulgadas capacitações como “Novo Olhar para a Saúde Mental” (3.000 vagas – 80h/a), além de três cursos, em bloco, da Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde, para capacitar os profissionais da Vigilância e da Atenção Primária.

Ficou aprovada, ainda, a reapresentação dos cursos de “Introdução às Práticas Integrativas e Complementares”, “Atenção Integral à Saúde do Idoso”. Destaque, ainda, para a segunda edição do curso Ouvidoria em Saúde, o segundo módulo do curso Rede Farmácia de Minas (1.000 vagas) e uma qualificação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde para trabalhar a nova estratificação de riscos à gestante e a busca pela melhoria da qualidade do pré-natal. Neste último, estão previstas 16 turmas, com duração de 20h/a.

CIB

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é uma instância colegiada formada por gestores estaduais e municipais, representados pela SES-MG e pelo COSEMS. Ela foi instituída pela Resolução nº 637, de 25 de junho de 1993, constituindo um foro privilegiado de negociação e decisão quanto aos aspectos operacionais do SUS/MG.

Por Equipe de Web Jornalismo | Canal Minas Saúde