A Regional de Saúde de Patos de Minas, em parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) e Secretarias Municipais de Saúde de 21 municípios da região desenvolveram durante cinco meses o Curso de Qualificação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para os profissionaus que trabalham na Atenção Primária destes municípios. A formatura de conclusão do curso aconteceu na última sexta-feira (19/12) no Centro Universitário de Patos de Minas. Ao todo, participaram mais de 500 convidados, entre Agentes Comunitários de Saúde, prefeitos e Secretários Municipais de Saúde.

A diretora da ESP-MG, Lenira de Araújo Maia, destacou a importância da parceria realizada durante o curso. “A formação dos Agentes Comunitários de Saúde é uma de nossas atribuições principais, uma das nossas principais apostas, porque nós entendemos que é na Atenção Primária que a gente transforma de fato a saúde das pessoas. Quando realizamos esse processo como uma verdadeira parceria, que é a Regional em seu papel, fazendo a pactuação com todos os municípios de sua jurisdição e a ESP, é possível alcançar de forma mais rápida e direta nosso objetivo de fazer essa formação. Só aqui da região de Patos de Minas são mais de 800 agentes capacitados, um número bastante expressivo” disse ela.

Créditos: Lorraine Lemos

O curso de 400h foi ofertado gratuitamente e teve como público todos os ACS da região e sendo docentes os próprios enfermeiros das equipes da Estratégia Saúde da Família. Seu objetivo é formar/valorizar o profissional que já atua na assistência, mas em especial, promover um cuidado de promoção e prevenção de saúde de qualidade para a população, contribuindo para que mais de 400 mil pessoas sejam assistidas em seus territórios com resolutividade, e amparados pelos princípios da APS.

De acordo com a presidente do COSEMS e Secretária Municipal de Saúde de Lagamar, Pollyana Caires, o curso era um grande anseio dos Gestores de Saúde dos municípios da região. “Com certeza o curso é de extrema importância para a qualificação do serviço da Atenção Primária, uma vez que o Agente Comunitário de Saúde é primordial dentro das equipes de Saúde de Família, ele são o elo de ligação entre a comunidade e a equipe. Já faz um tempo que nós gestores viemos discutindo a necessidade dessa capacitação, fico muito feliz com a concretização dela” apontou Pollyana.

Para a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional, Mariana Duarte, a formatura do Curso de Qualificação para Agentes Comunitários de Saúde foi um importante momento de celebração para todos os cursistas (ACS). “Enfermeiros-docentes das equipes de atenção primária, coordenadores de atenção primária à saúde, gestores de saúde e prefeitos estiveram presentes conosco” destacou.

Já para a Agente Comunitária de Saúde do município de Lagoa Formosa, Mirtes Lima, o curso foi muito proveitoso. “O curso trouxe muita coisa nova, muito esclarecimento de coisas relativas ao nosso dia a dia. Nós que trabalhamos com saúde pública estamos lidando diretamente com as pessoas e o curso nos ajudará muito nesse sentido. Foi um curso bastante proveitoso e para mim é muito bom estar concretizando o que vivemos nos 05 meses de curso, troca de experiências, aprendizado e muitas novidades que vieram pra gente. Para nós é um momento muito importante receber a certificação de conclusão desse curso”, mencionou.

Por Lorraine Lemos

Enviar para impressão