A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou a distribuição de 3.550 equipamentos para controle vetorial do Aedes nos municípios do estado, num investimento de R$ 4,3 milhões. Bombas costais motorizadas e manuais, além de termonebulizadores para aplicação de inseticidas estão sendo entregues como estratégia complementar às demais ações de controle do vetor já realizadas.

Na primeira etapa da distribuição 78 equipamentos estão sendo encaminhados a 23 municípios. Belo Horizonte, Vespasiano, Santa Luzia, Sabará, Igarapé e Caeté já receberam, ao todo, 51 itens. Outros 23 equipamentos deverão ser entregues até o final de dezembro aos municípios de Lagoa Santa, Itabirito, Betim, Capim Branco, Caetanópolis, Formoso, Chapada Gaúcha, Bonfinópolis de Minas, Inimutaba, Pequi, Papagaios, Paineiras, Felixlândia, Corinto e Arinos. A distribuição dos equipamentos está seguindo cronograma estabelecido, de acordo com a localização de cada um dos municípios contemplados.

As bombas costais motorizadas e manuais e os termonebulizadores são utilizados por agentes de saúde na aplicação de inseticidas em pontos estratégicos, complementando as atividades dos equipamentos acoplados a veículos. A aplicação deve ser feita, sobretudo, em locais não trafegáveis e durante operações de emergência realizadas em períodos de surtos ou epidemias e também nas atividades de bloqueio de transmissão.

Conforme explica a coordenadora do Programa Estadual das Doenças Transmitidas pelo Aedes da SES-MG, Carolina Amaral, os equipamentos devem ser utilizados pelos municípios juntamente às demais ações de controle do Aedes, devido às limitações físicas de seu alcance. “O uso dos equipamentos deve ser feito para controle vetorial local, em pontos estratégicos e também de acesso individual. Contudo, a utilização deve ser feita de modo complementar às demais ações de controle, fundamentais para a diminuição dos casos de dengue, zika e chikungunya”, afirma.

Créditos: Divulgação SES-MG

Ao todo, a SES-MG distribuirá 2.250 unidades de bombas costais manuais, 1.250 de bombas costais motorizadas e 50 de termonebulizadores. As unidades continuarão a ser distribuídas ao longo do próximo ano à medida que os processos de doação que estão em andamento sejam finalizados. Os itens estão sendo encaminhados a municípios que possuem mais de vinte mil habitantes e a presença do vetor Aedes aegypti.

Ações de controle do Aedes

Minas Gerais já registrou, até o momento, 483.733 casos prováveis de dengue e 171 óbitos. Também foram registrados 2.805 casos prováveis de chikungunya e um óbito pela doença. Já em relação à zika, foram 725 casos prováveis em todo o estado. Para controle do vetor, a SES-MG tem investido em diferentes ações, incluindo lançamento da Campanha Publicitária de Enfrentamento à Dengue. Com o conceito “Quando você culpa o vizinho, o mosquito ganha terreno”, a campanha tem como objetivo mostrar que a responsabilidade de eliminar os focos do mosquito é de cada um. Nas ações de monitoramento, prevenção e controle do Aedes em Minas já foram investidos em 2019 (janeiro a dezembro) o montante de R$24.476.797,89.

Outras ações já foram executadas ao longo do ano, entre elas a realização do Seminário Estadual sobre Arboviroses, que contou com a participação de aproximadamente 220 representantes dos municípios sedes de microrregião de saúde, unidades regionais de saúde, laboratórios macrorregionais, todas as áreas do nível central da SES-MG e especialistas nacionais sobre a temática. Foi realizado, ainda, envio de equipes de Força Tarefa para atuação em municípios que apresentaram alta e muito alta incidência de casos notificados para as arboviroses e liberação de 50 veículos para aplicação de UBV.

Para mais informações sobre a doença, prevenção e ações do estado, acesse: www.saude.mg.gov.br/aedes

Por Jéssica Gomes