Na última quinta-feira (12/12), a Regional de Saúde de Diamantina, através do núcleo de epidemiologia, promoveu uma reunião que teve o objetivo de discutir o Plano de Ação de Combate à Leishmaniose Visceral (LV) na região, além de repassar orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para a construção de um trabalho que leve em consideração a realidade regional.

Crédito: Ricardo Maciel

Estiveram presentes as referências técnicas dos municípios de Virgem da Lapa e Berilo, pertencentes à microrregião de Araçuaí, áreas prioritárias de ação do Ministério da Saúde. “Durante a reunião, foi estabelecida a parceria entre os dois municípios para a realização de capacitações e formulação de ações conjuntas para o combate e prevenção da Leishmaniose Visceral”, destacou Cláudio Luiz Ferreira Junior, referência técnica da Leishmaniose Visceral.

De acordo com o coordenador da epidemiologia, José Vicente Honorato, o plano da LV visa favorecer a aquisição de coleiras com deltametrina, um tipo de inseticida. “Serão fornecidas, pelo Ministério da Saúde, coleiras para os cães que estão em municípios de transmissão intensa da doença. O inseticida impregnado na coleira vai agir como um repelente, ajudando a proteger o animal da picada do mosquito. Essa a ação visa diminuir a cadeia de transmissão da LV”, explicou Vicente.

A doença:

A Leishmaniose Visceral, também conhecida como Calazar, é uma doença grave que acomete as pessoas e alguns animais. É causada pela Leishmania Infantum, que é um parasita encontrado no sangue de cães contaminados e pode passar para o homem a partir da picada do mosquito palha, do gênero Lutzomyia. A doença é grave e pode matar, mas tem tratamento em humanos. Basta ficar de olho nos sintomas e procurar uma unidade de saúde mais próxima. O tratamento é gratuito.

Por Ricardo Maciel