A Regional de Saúde de Ponte Nova e o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) realizaram, nessa quinta-feira (5/12), no auditório da Regional, o I Seminário Regional de Oncologia de Ponte Nova. O evento teve como tema “Os Desafios do Tratamento Oncológico Interdisciplinar – Quimioterapia/Cirurgia/Radioterapia” e foi voltado a gestores de saúde, coordenadores e profissionais da Atenção Primária, hospitais e serviços especializados da região. O objetivo foi criar um ambiente de discussão e elucidação dos processos ligados à Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas no eixo temático do câncer, por meio do mapeamento, da regulação e do acesso à assistência ofertada ao paciente.

O seminário propôs, também, a atualização de conhecimentos técnicos e científicos, apresentados pelos médicos especialistas da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do HNSD. Representantes dos municípios de Alvinópolis, Amparo do Serra, Dom Silvério, Guaraciaba, Jequeri, Ponte Nova, Rio Casca, Rio Doce e São Pedro dos Ferros, além de servidores da Regional e equipe do HNSD participaram do evento.

A referência técnica do Núcleo de Redes e Atenção à Saúde da Regional de Ponte Nova, Ana Flávia de Paiva Mendes, apresentou, na ocasião, o resultado do Mapeamento da Assistência Oncológica da Microrregião de Saúde de Ponte Nova, realizado no primeiro trimestre de 2019. Por meio da aplicação de um questionário aos 21 municípios, elaborado pela coordenação de Alta Complexidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foi possível avaliar a assistência oncológica por microrregião e especialidade.

“Os resultados do mapeamento nos trouxeram parâmetros para subsidiar o monitoramento do fluxo proposto às regiões de saúde, vigente desde janeiro de 2019”. Ainda segundo Ana Flávia, os prestadores de oncologia serão avaliados mensalmente, a partir de 2020, com base na produção. “O mapeamento, assim, complementa essa avaliação, já que mostra a assistência prestada aos pacientes oncológicos dos municípios e a efetividade dos fluxos praticados”, completou.

Créditos: Tarsis Murad

Já o oncologista clínico e coordenador do Serviço de Oncologia HNSD, Fábio Reder, esclareceu sobre o serviço da Unacon e mencionou a incorporação de novos profissionais e métodos de diagnóstico. Em sua apresentação, ele citou alguns dados sobre o câncer, que é uma questão de saúde pública. “Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ele é a segunda causa de mortes no mundo e a terceira no Brasil. Estimativas apontam que, em 2021, será a primeira causa de mortalidade no mundo”, disse.

Sobre o encontro, o coordenador destacou que a principal intenção, ao promovê-lo, foi reduzir a distância entre o serviço de alta complexidade e a Atenção Básica de Saúde, diminuindo o tempo de diagnóstico do paciente com câncer e o início do tratamento de oncologia. “Reduzindo o tempo, aumentaremos nossa efetividade e, consequentemente, teremos um maior sucesso em relação ao paciente”, disse.

Palestras

O Seminário também contou com a apresentação do Radioterapeuta do HNSD, Harley Francisco de Oliveira, que falou sobre “O impacto da implantação da radioterapia na Unacon”. O palestrante trouxe dados sobre a radioterapia no cenário nacional, sendo um dos maiores gargalos do tratamento oncológico. Além disso, ele mencionou os esforços da Unacon e do município para o aumento da resolutividade nos processos, incluindo licitação (em andamento) para aquisição de equipamento radioterápico de última geração e o empenho para o credenciamento do serviço, um enorme ganho para a região.

Outras palestras integraram a programação, todas proferidas por médicos do HNSD: “Prevenção e Tratamento no Câncer de Mama” (Marcone Geraldo de Abreu - Mastologista); “Câncer de Intestino: Princípios da Prevenção” (Ranieri Leonardo de Andrade Santos - Proctologista); “O Cirurgião Oncológico e os Centros de Oncologia como Fatores Decisivos no Tratamento do Câncer” (Gabriel Sabido – Cirurgião Oncológico); “Saúde da Mulher” (Laís Guedes – Oncologista Clínica); e “A Saúde do Homem e o Câncer de Próstata” (Mardem José de Abreu – Urologista). A médica reguladora do município de Ponte Nova, Simone Guimarães, também ministrou a palestra “Regulação e Acesso ao Paciente ao Serviço Especializado”.

Por Tarsis Murad