No mês em que é celebrado o Dia Mundial de Combate a AIDS, a equipe do Serviço de Atenção Especializada do Programa Municipal IST/HIV/Aids e Hepatites Virais (SAE) de Sete Lagoas realizará, no próximo sábado (7/12), 80 testes rápidos de detecção do vírus HIV. O SAE Sete Lagoas é referência para os 35 municípios jurisdicionados a Regional de Saúde de Sete Lagoas que apoia a iniciativa.

Divulgação SAE Sete Lagoas

O superintendente regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, destacou que campanhas, dessa natureza, que visam conscientizar toda a sociedade, sempre vão receber apoio da Regional. O superintendente ainda ressaltou o caráter de prevenção e busca pela redução do preconceito da iniciativa: “eventos como esse são fundamentais para fortalecer as campanhas do mês de conscientização e combate à Aids. Uma das formas de diagnosticar a infecção pelo vírus é através do teste rápido de HIV, disponível pelo SUS, que proporciona a chance do paciente ter acesso ao resultado imediatamente, quebrando assim uma barreira de espaço que existia no processo de solicitação de exame laboratorial até a liberação do resultado”, finalizou.

O Sistema Único de Saúde (SUS) realiza o tratamento gratuito de pacientes diagnosticados com o vírus HIV/ AIDS desde 1996. A rede de atendimento reúne Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM), dos Centros de Aconselhamentos e Testagens (CTA) e o SAE que conta com uma equipe multiprofissional especializada, médicos, psicólogo, assistente social, enfermagem, farmacêutico e nutricionista, para acompanhamento contínuo dos usuários.

A realização do teste rápido permite pessoas que foram expostas a comportamentos de risco como relação sexual sem preservativo, compartilhamento de seringa e materiais cortantes com a presença de sangue ou outros fluídos contaminados, que detectem ou não a presença do HIV. Isso porque quanto mais cedo o vírus for descoberto, mais cedo a pessoa pode iniciar a terapia antirretroviral (TARV), podendo evitar que a infecção evolua para Aids. Através do teste rápido também é possível identificar infecções como sífilis e hepatite B e C.

A coordenadora do PMIST/HIV/Aids- SL, Júnia de Andrade Costa França, ressaltou que durante todo o mês de dezembro a campanha para a realização do teste rápido, que pode ser realizado durante todo o ano, está sendo ampliada. “A terapia antirretroviral é de suma importância no controle da doença e é o que torna a carga viral indetectável; são os coquetéis distribuídos gratuitamente em nosso ambulatório proveniente do Ministério da Saúde. O SAE Sete Lagoas possui 1870 pessoas vivendo com o HIV (PVHIV) cadastrados, 1392 pacientes ativos em uso da TARV”, explicou a coordenadora.

Em todas as regiões de Minas Gerais têm se observado o aumento da infecção por AIDS, (em 1999 eram 1625 casos registrados para 5230 em 2019, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)). Em Sete Lagoas o cenário é semelhante, neste ano de 2019, o ambulatório do SAE-SL atendeu até o dia três de dezembro, 142 casos novos de infecção pelo HIV e 15 gestantes HIV+. Nesse contexto, França lembra que “o principal alvo são os jovens com idade entre 17 a 29 anos, faixa etária onde tem se observado um crescimento significativo de casos novos”.

Após a realização dos testes rápidos, os casos que apresentem alteração serão encaminhados para os serviços de referência para definição de diagnóstico e tratamento. A coordenadora do SAE-SL ressalta que além da realização dos testes rápidos, nos casos em que houve exposição a situações de risco para a prevenção são necessárias outras medidas. “Vale ressaltar a importância da prevenção combinada que é o uso de preservativos masculino ou feminino, a realização de testes rápidos, diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), o tratamento e vacinação para HPV e Hepatite B, a realização do pré-natal e que as Pessoas que vivem com HIV estejam em tratamento regular”, finalizou.

Os 80 testes rápidos serão realizados pela a equipe do SAE de Sete Lagoas no sábado (07/12) a partir das 7h30 na sede do CEAE/SL, Rua da Chácara, 45, Bairro Progresso.

Por Nayara Souza

Enviar para impressão