Nessa segunda-feira (02/12), a Regional de Saúde de Itabira recebeu a visita da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde de Itabira (CMS) para a negociação de capacitação para os conselheiros de saúde.

20191202 151436

A demanda sempre crescente por um aprimoramento da gestão e das políticas de saúde em nosso país e, principalmente na região, aponta para a necessidade de aumentar a participação de importantes segmentos da sociedade no controle social do SUS, dentre os quais se encontram os conselheiros municipais e estaduais de saúde.

Assim, o Curso de Capacitação de Conselheiros Municipais de Saúde vem suprir as necessidades ao acrescentar conteúdos técnicos à experiência de cada conselheiro, contribuindo para construir as competências necessárias à melhoria do desempenho de suas atribuições em nível municipal, na área de saúde pública.

Outro objetivo dessa capacitação refere-se à identificação dos desafios enfrentados pelos conselheiros no desempenho de suas funções para fortalecer o controle social do SUS no município, colocando em contexto a realidade local e favorecendo a construção de estratégias para ações referentes ao controle/participação social com o aprofundamento do conhecimento das legislações inerentes à fiscalização e deliberação das ações e serviços do SUS.

O presidente do conselho, Danilton de Abreu Duarte, comentou que a formação dos conselheiros é imprescindível no momento em que houve mais de 50% de renovação do Conselho. “É fundamental que todos e, principalmente os novos conselheiros possam ter acesso a essa formação que lhes garantirá segurança no desempenho de suas atividades e que nortearão as ações e serviços de saúde nos próximos anos com mais segurança e conhecimento do seu papel e responsabilidade na fiscalização e deliberação sobre as questões de saúde do município de Itabira”, finalizou.

A diretora da Regional de Saúde de Itabira, Maria Aparecida de Oliveira, manifestou a sua satisfação em apoiar a ação e destacou o momento. “Espero que os conselheiros participem ativamente desse processo de formação. O conhecimento adquirido fará com que eles tenham mais segurança e tranquilidade no desempenho dessa importante missão na hora de decidir e propor ações em saúde que possam contribuir significativamente para a melhoria da atenção em todos os níveis. A Regional de Saúde de Itabira estará sempre de portas abertas para promover, receber e apoiar iniciativas como essa. Nossos especialistas em políticas e gestão de saúde estão à disposição para colaborar nessa capacitação” finalizou Aparecida de Oliveira.

Por Darliéte Martins