A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Centro Especializado de Reabilitação (CER) de Diamantina realizam, no período de 12 a 14/11, em Almenara, a 2ª oficina ortopédica itinerante. Os atendimentos na oficina acontecem em duas etapas. Em um primeiro momento, os profissionais do caminhão ortopédico fazem o cadastro, colhem medidas, recolhem prescrições médicas e avaliam os pacientes. Na segunda etapa, a unidade móvel volta ao município para a entrega dos produtos ortopédicos confeccionados pela oficina ortopédica. Em Almenara, a primeira oficina foi realizada nos dias 27, 28 e 29 de agosto e foram avaliados 56 pacientes para que pudessem receber os dispositivos ortopédicos (órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção). Já neste segundo momento, 67 pacientes estão sendo avaliados, além de ser realizada a entrega dos dispositivos ortopédicos medidos anteriormente.

Credito SMS Almenara

A coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS) da Regional de Saúde de Pedra Azul, Michele Ferraz, explicou que a unidade funciona em um caminhão adaptado para a produção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção e permite, ainda, a confecção de adaptações, ajustes e pequenos concertos em dispositivos já utilizados por pacientes. “A oficina tem como objetivo diminuir o vazio assistencial existente no território e diminuir o tempo de espera dos pacientes para atendimento nos serviços de referência. A oficina realizará o atendimento de pacientes dos 25 municípios das regiões de saúde de Almenara, Itaobim e Pedra Azul, sendo a cidade de Almenara escolhida como sede para receber o caminhão, por questões logísticas. Desse modo, todos os municípios pertencentes às regiões de saúde da nossa região que tiverem demandas devem encaminhar seus pacientes para o município de Almenara nas datas programadas pela equipe técnica do CER para que esses possam ser atendidos na oficina”, explicou. O evento também contou com a colaboração da referência técnica do NRAS da Regional de Saúde de Pedra Azul, Luana Cardoso, que acompanhou os atendimentos realizados na oficina ortopédica.

Por Allan Campos

Enviar para impressão