O Programa Funed na Escola, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), está entre os seis finalistas da 4ª Edição do Prêmio Inova Minas, premiação que destaca ideias, projetos e pessoas que fazem a diferença na gestão pública estadual. O Funed na Escola foi inscrito na categoria “Ideias inovadoras implementáveis” e agora sua classificação depende da votação dos servidores.

Créditos: Jota Santos

O Funed na Escola é um programa de divulgação e popularização da ciência da Funed, voltado para estudantes do ensino médio e fundamental de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana. Seu objetivo é ampliar o conhecimento dos alunos das escolas com palestras e oficinas criativas sobre diferentes temas, como animais peçonhentos, nutrição saudável, reciclagem, universo das células, dengue e febre amarela, dentre outros, sem sair do ambiente escolar, tornando o processo de aprendizado mais prazeroso.

Coordenado pela Divisão de Extensão e Divulgação Científica, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), o Funed na Escola é um programa que conta com a participação da Diretoria do Instituto Octávio Magalhães (Diom) e Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças (DPGF).

Através de agendamento prévio, pesquisadores da Funed vão até as escolas dialogar com os alunos sobre ciência e tecnologia, através de linguagem lúdica e popular e atividades interativas, transmitindo conhecimento e conscientização de forma divertida.

Prêmio Inova Minas

Realizado anualmente, o Prêmio Inova chega a sua 4ª edição com as categorias “Iniciativas Implementadas de Sucesso” e “Ideias Inovadoras Implementáveis”.

As iniciativas e ideias apresentadas são avaliadas inicialmente por uma comissão composta por professores e pesquisadores da Fundação João Pinheiro (FJP) e da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). Foram selecionados seis finalistas em cada categoria neste primeiro momento.

Na segunda fase de votação, os servidores poderão votar no site da premiação em um projeto de cada categoria. A votação dos servidores será convertida em uma nota para cada iniciativa e ideia, que será somada à nota atribuída pela seleção da primeira etapa.

A terceira e última fase será no próprio dia da premiação. Uma comissão final formada por autoridades do primeiro escalão do Estado ouvirá a defesa de cada proposta, que será feita pelos próprios finalistas. Ao final, será atribuída uma nota a cada uma das propostas. A soma das notas das três etapas identificará os vencedores.

Para votar, acesse este link. Somente agentes públicos poderão votar e só é permitido um voto por servidor.

Por ASCOM Funed