Entre os dias 5 e 7/11, a Superintendência Regional de Saúde de Passos, por meio dos Núcleos de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) e Vigilância Epidemiologica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST), realizou uma reunião técnica de capacitação e atualização do sistema e-SUS. O encontro, que teve o objetivo de sanar dúvidas e esclarecer o que muda e o que permanece após a publicação da Portaria nº2.499/19, que entra em vigor no dia 23 de novembro, foi destinado às referências técnicas municipais do sistema e-SUS, aos coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS) e representantes da Vigilância em Saúde.

O treinamento foi ministrado pelo coordenador do NAPRIS, Gilmar Antônio Batista Machado e a coordenadora do NUVEAST, Márcia Silva Viana, onde foi explicado a importância da alimentação do sistema e como procederá as alterações propostas pela Portaria 2.499/19, que trata dos registros de dados de aplicação de vacinas e outros imunobiológicos.

Créditos: Karine Costa

Para o coordenador do NAPRIS, Gilmar Batista Machado, com o fechamento do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e a mudança dos dados vacinais para o e-SUS, é importante auxiliar os municípios no manuseio dos dados no e-SUS. “Como os municípios estão tendo que correr para conseguir fazer os lançamentos corretos, nós decidimos fazer essa capacitação para prepará-los. Como a data limite é dia 23, precisávamos agir rapidamente”, disse.

A coordenadora da Atenção Básica à Saúde do município de Itaú de Minas, Maria Pimenta Jesus, que participou da capacitação, avaliou positivamente a mudança. “Vai ficar bem completa as informações e os registros, que são muito importantes. O cartão de papel você perde, esquece. Agora com tudo no sistema, as informações irão ficar registradas”, disse.

O treinamento foi divido em duas turmas para atender melhor os profissionais e assim esclarecer todas as dúvidas e dificuldades em torno do tema.

Por Karine Costa