Começam hoje (8 de outubro) as inscrições para seleção de candidatos aos programas de Residência Médica da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). O edital foi atualizado e agora são 21 especialidades e 17 áreas de atuação. As inscrições devem ser feitas pela internet, até o dia 21 de outubro, no endereço www.aremg.org.br, no menu “Processo Seletivo”.

residentes-hps

Uma das novidades é um programa inédito no país, “Medicina Paliativa Pediátrica”, com duração de um ano. Será oferecida uma vaga no Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), o maior hospital pediátrico de Minas Gerais, que possui uma unidade exclusiva para pacientes que demandam cuidados paliativos. A coordenadora, Carolina Affonseca, tem título de especialista em Medicina Paliativa, com área de atuação em Medicina Paliativa Pediátrica. “Oferecemos a experiência dos profissionais do Infantil e a parceria com outros hospitais que também possuem residência médica em Medicina Paliativa. O HIJPII é referência no Estado para o tratamento de doenças raras e complexas, no atendimento a pacientes da Neurologia, com doenças infectocontagiosas, anemia falciforme e fibrose cística” esclarece a coordenadora.

Também no HIJPII será oferecido pela primeira vez o programa de “Emergência Pediátrica”, com duas vagas e duração de um ano. O coordenador Gabriel Gouveia de Aguiar explica que o programa busca formar profissionais capazes não só de atender em situações de emergência, mas também que venham a se tornar líderes neste atendimento. “O Infantil é a principal porta de entrada para pacientes pediátricos em Minas, indispensável para quem quer atuar na área”, resume Aguiar.

O terceiro novo programa é o de “Medicina Intensiva” no Hospital João XXIII, sob a coordenação do atual diretor da unidade, Frederico Bruzzi. A novidade fica por conta do formato do programa. Até 2018, esta residência durava dois anos e exigia como pré-requisito a experiência de 2 a 3 anos em outras especialidades médicas. Na recente configuração, a entrada é direta e a duração passa para 4 anos.

O programa existe há mais de dez anos no Hospital João XXIII e habilita o profissional a lidar com a estabilização do paciente grave, a identificação do tratamento, o prognóstico do paciente e a sua dinâmica associada, por exemplo. “É um aprendizado em espiral, onde o residente é apresentado a situações cada vez mais complexas e precisa trabalhar em equipe. Ele será competente como intensivista, mas também como supervisor ou coordenador”, lembra o diretor. Além do HJXXIII, que inclui a UTI Geral (com predominância em Trauma) e de Queimados, o residente passa pelos CTI’s de outras unidades da Rede Fhemig - Hospital Júlia Kubitschek, Hospital Alberto Cavalcanti (Oncologia), Hospital Eduardo de Menezes (doenças infectocontagiosas e tropicais) e Hospital Infantil João Paulo II (Pediatria) e ainda são oferecidos estágios opcionais em outros Estados e no exterior.

Programas Ofertados para o PSU 2020

São 220 vagas ofertadas, para 57 programas em 21 especialidades e 17 áreas de atuação: Emergência Pediátrica, Medicina Paliativa Pediátrica, Medicina Intensiva (entrada direta), Clínica Médica, Cirurgia Plástica, Toxicologia, Neurocirurgia, Cirurgia do Trauma, Cirurgia Vascular, Medicina Intensiva, Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Geral, Pré-requisito em área cirúrgica básica, Mastologia, Pediatria, Neonatologia, Gastroenterologia Pediátrica, Endocrinologia Pediátrica, Infectologia Pediátrica, Pneumologia Pediátrica, Neurologia Pediátrica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Endoscopia em Ginecologia e Obstetrícia, Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia de Mão, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia, Cirurgia Torácica, Endoscopia Respiratória, Psiquiatria da Infância e da Adolescência, Psicoterapia, Psiquiatria Forense, Neurologia, Infectologia, Medicina Intensiva Pediátrica, Pneumologia e Psiquiatria.

Os residentes aprovados irão atuar em 14 unidades da Rede Fhemig: Centro Psíquico da Adolescência e Infância (Cepai), Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), Hospital Cristiano Machado (HCM/ Sabará), Hospital Eduardo de Menezes (HEM), Hospital Júlia Kubitschek, Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), Hospital João XXIII (HJXXIII), Hospital Maria Amélia Lins (HMAL), Instituto Raul Soares (IRS), Maternidade Odete Valadares (MOV), Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB), Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo (HRB-JA), Hospital Regional Antônio Dias (HRAD/ Patos de Minas) e Hospital Regional João Penido (HRJP/ Juiz de Fora).

Residência Médica na Fhemig

“A residência Médica da Fhemig segue sendo uma das mais procuradas em Minas Gerais e no Brasil, atraindo candidatos de todas as partes do país. Acreditamos que isso se deve à excelência da Fundação no atendimento especializado em diversas áreas de destaque nacional como, por exemplo, no trauma, na infectologia, nas doenças raras na infância e na saúde mental. Além disso, possuímos um corpo de preceptores composto por profissionais reconhecidos como referências em suas áreas”, avalia a coordenadora das Residências em Saúde, Elaine Azevedo.

Em seus aproximadamente 50 anos de existência, a Residência Médica da Fhemig já formou milhares de médicos especialistas altamente qualificados em diversas áreas. A formação dos residentes segue as normas da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação. Durante o programa, os residentes atuam sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, em diversos campos de prática que fornecem uma excelente oportunidade de aprendizado, dada a diversidade e a complexidade do atendimento assistencial prestado nas unidades da Fundação.

Outras informações pelo e-mail psu2020@aremg.org.br

Por Ascom Fhemig