Instituições públicas e privadas que compõem o Grupo Rosa, do qual a Regional de Saúde de Governador Valadares faz parte, promoveu nesta sexta-feira (4/10), de 10 as 13 horas, no Mercado Municipal de Valadares, a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa 2019l, onde foram realizadas diversas atividades e serviços.

A Campanha é voltada para a saúde da mulher, com foco na conscientização e prevenção do câncer de mama e de colo do útero.

Em tendas montadas em frente ao Mercado, foram ofertados serviços como orientações médicas, distribuição de material informativo, testes rápidos de sífilis e de hepatite B e C, de glicemia, aferição de pressão arterial, marcação de exames de mamografia, distribuição de preservativos femininos e masculinos, além de corte de cabelo e massagem, entre outros.

Ainda como parte da programação, o Centro de Oncologia (Oncoleste) promoveu uma roda de conversa para os presentes sobre o tema ‘O tratamento do câncer e a fé’.

A dona de casa Graciette de Costa Pereira, 52 anos, que passava pelo centro da cidade e foi atraída pela mobilização, ressaltou a necessidade de as mulheres estarem sempre em dia com sua saúde. “Faço todo ano os exames clínicos necessários e mais recentemente fiz a mamografia que apontou que está tudo bem comigo. Por isso, aconselho a todas as mulheres, principalmente as que passaram dos 50 anos, que façam o exame, porque tudo que é descoberto no início é mais fácil de ser tratado e curado”, enfatizou.

Créditos: Frederico Bussinger

Já a referência técnica de Saúde da Mulher da Regional de Saúde, Rejane Sanglard, destacou que apesar da regionalização da saúde em todo Estado ter permitido um maior acesso das mulheres aos serviços, desde o atendimento na Unidade Básica da Saúde até a mamografia, é com a mobilização social dos órgãos de saúde e sociedade que elas serão incentivadas a cuidar melhor de sua saúde. “As ações educativas e a conscientização são ainda o maior estímulo para que as mulheres procurem os serviços, desde a atenção básica até secundária e a terciária se for preciso. Essa mobilização para ser mais efetiva, tem de ser permanente, não só no mês de outubro, mas durante todo o ano”, concluiu.

Ainda durante o mês, a programação da Campanha trará ações individuais nas instituições participantes e, na manhã do dia 28/10 será realizado o encerramento das atividades com concentração na Praça dos Pioneiros, onde serão montadas também tendas para prestação de informações e serviços, além de apresentações musicais e sorteios, finalizando com uma grande caminhada pelas principais ruas centrais do município.

O Grupo Rosa

O Grupo Rosa, coletivo criado em 2012 por iniciativa da Regional de Saúde de Governador Valadares é composto pela própria regional, Acolhe Vida, Associação de Assistência aos Doentes Renais e Transplantados (AADORT), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL GV), Cruz Vermelha, Doutor Especialista, FIEMG – Regional Rio Doce, Hospital Bom Samaritano, Hospital São Lucas; Núcleo de Especialistas em Oncologia (NEO), Oncoleste, Secretaria Municipal de Saúde (por meio do CEAE, da Atenção Básica e do NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família), São Lucas Saúde, Unimed (Casa Unimed), UNIPAC GV e Univale.

Por Frederico Bussinger

Enviar para impressão