Nesta quarta-feira (2/10), a Regional de Saúde de Barbacena realizou as reuniões mensais da Comissão Intergestores Regional (CIR) e Comissão Intergestores da Região Ampliada (CIRA) Centro-Sul, com a participação dos gestores dos municípios das regiões de Barbacena, Congonhas/Conselheiro Lafaiete e São João Del Rei.

Na ocasião, entre os assuntos abordados, tratou-se sobre informes relacionados ao consolidado de homologações da CIR; acompanhamento de demandas de ouvidoria e atualização de referências técnicas municipais; entrega de relatórios de gestão; desempenho dos municípios no primeiro semestre de avaliação do PROMAVS da vigilância em saúde; indicadores da atenção básica e equipes de saúde bucal; leitos da rede de urgência e emergência; oficina de saúde mental; e referência em oncologia. Os demais temas abordados envolveram ciência sobre conclusão de obra de academia de saúde no município de Ibertioga, apresentação do monitoramento da Rede Cegonha, monitoramento em oncologia, fluxo de pacientes de saúde mental em situações de surto. Quanto as pactuações foram abordados remanejamento em Regulação de paciente em urgência obstétrica; estratégia para procedimentos cirúrgicos de catarata e planilhas de financiamento de hospitais dos municípios.

Créditos: Priscila Rezende

A Comissão Intergestores Regional (CIR) é instância colegiada de articulação, negociação e pactuação dos aspectos de gestão do Sistema Único de Saúde no âmbito da Região de Saúde, com a finalidade de fortalecer a identidade sanitária regional, por meio do debate dos problemas comuns, da busca por soluções conjuntas, do compartilhamento de recursos, culminando na consolidação das ações e serviços de saúde ofertados à população. As reuniões são mensais, contam com a participação dos gestores e prestadores de serviços em saúde dos municípios de jurisdição da Superintendência Regional de Saúde.

Após as Reuniões Ordinárias/Extraordinárias das CIRs e CIRAs, os assuntos referendados em plenária são aprovados em forma de pactuações e passam a ter vigência quando homologadas na Reunião Ordinária da CIB-SUS/MG. Após isso, as pactuações são publicadas na Imprensa Oficial de Minas Gerais – IOF/MG, e disponibilizadas no site da SES-MG, no link da CIB para consulta (www.saude.mg.gov.br/cib).

Por Priscila Rezende