Seguindo orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizará entre os dias 07/10 e 30/11 a Campanha de Vacinação contra o Sarampo no estado. Neste ano, a estratégia de vacinação será realizada em duas etapas, que contemplarão os grupos mais acometidos pela doença, com o objetivo de interromper a circulação do vírus do sarampo no Brasil.

Ao longo da primeira etapa, que irá de 07/10 a 25/10, será realizada vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas, sendo o Dia D de Mobilização em 19/10.

Já na segunda etapa, a ser realizada de 18/11 a 30/11, será o momento para os jovens adultos, com idade entre 20 e 29 anos, se vacinarem. Para essa fase, o Dia D de Mobilização está marcado para 30/11.

A coordenadora Estadual do Programa de Imunizações, Josianne Gusmão, reforça que no caso da chamada ‘dose zero’, disponibilizada a crianças de 6 meses a 11 meses de idade, a mesma não é considerada válida para o Calendário Nacional de Vacinação, havendo a necessidade da criança receber a vacina aos 12 meses e aos 15 meses de idade. “As crianças nessa faixa etária, entre 06 a 11 meses, são mais vulneráveis aos casos graves e óbitos causados pelo sarampo. Com base nisso, a medida se justifica, para que possamos ampliar a proteção a todos eles”, explicou a coordenadora Estadual do Programa de Imunizações, Josianne Dias Gusmão.

Créditos: Gil Leonardi/Imprensa MG

Josianne Gusmão ressalta, ainda, que a chamada ‘dose zero’ não substitui as doses programadas pelo calendário nacional de vacinação da criança. “Além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade, ou seja, com 01 ano de idade para a primeira dose e depois aos 15 meses (01 ano e 03 meses) para a segunda, quando tomarão a vacina tetra viral ou a tríplice viral com varicela", apontou.

A estimativa de não vacinados de crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias é de 770.545 crianças.

Cobertura vacinal em Minas

De acordo com a cobertura vacinal acumulada de 1997 a março de 2019, Minas Gerais apresenta cobertura de 73,67% em pessoas com uma dose da tríplice viral. Já com relação à segunda dose, esse número cai para 41,43%.

Desde o início do ano foram confirmados um total de 30 casos de sarampo em Minas Gerais e o estado está com surto ativo da enfermidade, segundo o Ministério da Saúde. Josianne Gusmão, reforça que a vacina é segura e eficaz na prevenção da doença. “A principal ação da SES-MG para impedir o avanço da doença é manter a população protegida por meio da vacinação, mobilizando esforços para garantia de altas coberturas vacinais”, explica Josianne Gusmão.

Mais informações sobre a doença estão disponíveis em: www.saude.mg.gov.br/sarampo

Por Fernanda Rosa