O gerente Regional de Saúde de Pedra Azul, Marcelo Alves, juntamente com a coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS), Michele Ferraz, a referência técnica regional do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), Luana Freitas, a referência técnica do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), Millene Leite, e a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG) Regional de Pedra Azul, Maria Aparecida Sicupira, participaram na manhã desta quinta-feira, dia 12/9, de uma reunião de alinhamento com a equipe do CEAE, em Jequitinhonha. O objetivo foi discutir o fluxo de agendamento de pacientes encaminhados e a busca ativa dos usuários que necessitam do serviço.

O CEAE de Jequitinhonha é um ponto de atenção especializada ambulatorial, que atende 25 municípios que compõem as Regiões de Saúde de Almenara, Itaobim e Pedra Azul. São atendidas na unidade gestantes e crianças de risco, câncer de mama e colo do útero, usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM) e Doença Renal Crônica (DRC) de alto e muito alto grau de risco. Só este ano, no período de janeiro a junho, foram realizadas 10.450 consultas e 3.689 procedimentos, sendo ofertados os serviços de ginecologia/obstetrícia, pediatria, mastologia, ultrassonografia, mamografia, cardiologia, endocrinologista, psicologia, serviço social, enfermagem, incluindo serviço de pé diabético, nutrição, farmácia clínica, fisioterapia, educação física e urologia.

O gerente Administrativo do CEAE, Henrique Sousa, a coordenadora Assistencial, Daiane Figueiredo e a coordenadora de Marcação, Jéssica Oliveira, informaram que o CEAE possui um sistema eletrônico próprio que os municípios utilizam para realizar o agendamento dos pacientes. Na última semana de cada mês, os municípios podem utilizar a cota que possuem, por especialidade, para encaminhar os pacientes. Na semana seguinte, as cotas não utilizadas, por especialidade, são disponibilizadas para que os 25 municípios da região possam utilizá-las. “A reunião de alinhamento foi extremamente proveitosa e mostrou para a equipe do CEAE o compromisso da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio de seu diretor regional e dos municípios, representados pela presidente do Cosems, em buscar efetivar, cada vez mais, o serviço do CEAE, que é de extrema importância para os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) da nossa região”, avaliou Henrique Sousa.

13.09 allan

A presidente do COSEMS Regional de Pedra Azul, Maria Aparecida Sicupira, apresentou na reunião as principais dúvidas encaminhadas pelos secretários de saúde e defendeu a realização de capacitações municipais para que os profissionais que atuam nos territórios locais tenham conhecimento sobre a importância e os serviços oferecidos pelo CEAE. No encontro também foi possível falar com maior clareza sobre o fluxo de marcação, prazos e metas de cada município, para que os gestores tenham maior segurança no agendamento e encaminhamento dos pacientes que fazem parte do público do CEAE.

Já o diretor da Regional de Pedra Azul, Marcelo Alves, destacou que o serviço prestado pelo CEAE é importante para a região e que a Regional de Pedra Azul fará um empenho para ajudar o CEAE a cumprir as metas pactuadas, tendo em vista que isso impactará, positivamente, no serviço prestado à população. “Já fizemos alguns alinhamentos com a equipe do CEAE e, em outubro, a referência técnica regional do CEAE, Luana Freitas, juntamente com os gestores, marcadores e coordenadores de Atenção Primária dos municípios irão realizar uma reunião para debater sobre o fluxo das marcações. Na ocasião, os representantes do CEAE também tiveram a oportunidade de apresentar as especialidades do Centro e adequações que acham pertinentes para que o serviço fique mais eficiente”, disse Marcelo Alves.

Capacitações nos municípios

Outra ação programada para outubro serão as oficinas nos municípios para supervisionar e capacitar as equipes da Atenção Primária que agendam e encaminham os pacientes ao CEAE. Confira a programação:

08/10 – Pedra Azul, às 8h e Cachoeira de Pajeú, às 14h

09/10 – Medina, às 8h e Comercinho, às 14h