O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena promoveu, nessa sexta-feira (13/09), reunião sobre enfrentamento do Sarampo, Meningite e Caxumba.

Na ocasião, profissionais de vigilância em saúde, atenção primária e da assistência em saúde, receberam orientações e alinhamento de informações para enfrentamento de casos que surgem nos municípios da região de jurisdição da Regional de Barbacena.

Créditos: Priscila Rezende

Em sua fala, a coordenadora do NUVEAST, Silvania Roman, destacou a importância desse momento de alinhamento com os municípios: “Nós precisamos estar muito bem alinhados, porque as notícias que chegam nas mídias às vezes tomam proporções de problemas que dificultam para nós, profissionais da saúde, resolver o problema do caso em si. Então, hoje estamos fazendo essa sensibilização em relação a esses três temas para lidar com essas questões e para que possamos mudar o foco, que deve ser o de resolver o problema da doença de forma imediata. Lembrando que tudo está baseado em protocolos, técnicas e portarias, e temos que fazer esse alinhamento desde o nível federal até o local”.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. É importante lembrar que a única forma de prevenção é a vacina oferecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Informações atualizadas sobre o boletim epidemiológico do estado estão no link: www.saude.mg.gov.br/sarampo

Meningite

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave.

Por Priscila Rezende