A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) inaugura nesta segunda-feira, 09/09, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), uma sala de situação de controle do sarampo para monitorar a doença no estado. A sala está localizada na Secretaria de Saúde, em Belo Horizonte. Desde o início de 2019 foram notificados 310 casos suspeitos de sarampo provenientes de 110 municípios no estado de Minas Gerais. Destes, 159 foram descartados, 138 estão sob investigação e 13 casos foram confirmados.

A sala foi criada por determinação do Comitê de Monitoramento de Eventos (CME), como parte das ações para conter o avanço dos casos de sarampo no estado. Permite que os vários setores de saúde se reúna de forma mais objetiva para discutir os casos, os problemas, o cenário e, assim, buscar direcionar ações e soluções adequadas.

Segundo a assessora Técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Rejane Letro, a sala é um espaço de discussão dos indicadores de saúde avaliando a necessidade de acionamento das etapas previstas no Plano Estadual de Contingência. A sala também atua na definição em tempo oportuno de medidas para conter o avanço da doença.

“A análise dos indicadores de saúde relacionados à doença, o repasse de informações aos serviços de saúde e Unidades Regionais de Saúde será mais efetiva. Isto porque, a sala concentra as referências técnicas envolvidas em um só local, facilitando o contato entre profissionais de saúde que atuam na ponta e os profissionais do estado que atuam no desenvolvimento das estratégias de atuação”, disse.

Créditos: Marcus Ferreira

Além disso, estão concentrados na sala as discussões sobre os casos clínicos, o acompanhamento e o fechamento de casos especiais. O alinhamento do cenário estadual com o nacional, a articulação entre os eixos da saúde interno e externamente, a elaboração de recomendações técnicas pertinentes em cada nível de alerta, entre outras ações.

A sala é formada profissionais do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), Regulação, Atenção Primária, Comunicação, Assistência farmacêutica, Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e parceiros convidados de acordo com a necessidade (Especialistas do HEM, HIJP II, CIEVS BH, dentre outros)

Ações da SES-MG

Em maio, diante da volta da circulação do vírus do sarampo no território nacional, a SES-MG elaborou um Plano de Contingência para Resposta às Emergências em Saúde Pública do Sarampo. O objetivo foi planejar, executar e avaliar medidas de prevenção e de controle em tempo oportuno, a partir da notificação de possíveis casos de sarampo. O Plano de Contingência do Sarampo se justificou diante da necessidade da prevenção e sustentabilidade da eliminação do sarampo no território, já que o cenário no estado reforçou a importância da antecipação das esferas de governo ao enfrentamento de eventuais epidemias de sarampo. O documento teve como objetivo sistematizar as ações e os procedimentos sob a responsabilidade do estado, de modo a apoiar, em caráter complementar, as ações dos municípios.

A sala de situação está definida no Plano de Contingência como uma das ações necessárias para reduzir o cenário de risco de reintrodução do vírus do sarampo no território. Clique aqui e conheça o plano de contingência.

Saiba mais sobre a doença em http://www.saude.mg.gov.br/sarampo

Funcionamento da sala

A previsão é que a sala de situação funcionará de 8 horas às 17 horas, e com plantões conduzidos pelos profissionais do CIEVS. E somente será desativada após 90 dias sem registro de caso ou surto da doença ou quando a cadeia de transmissão autóctone seja interrompida.

Por Juliana Gutierrez