A reunião do Comitê Gestor da Rede de Urgência e Emergência Nordeste/Jequitinhonha aconteceu nessa quarta-feira (28/8), no auditório da Regional de Saúde de Diamantina e contou com a presença dos membros do comitê, de representantes das instituições prestadoras de serviços hospitalares, dos gestores da saúde, técnicos das unidades regionais e convidados. A reunião foi coordenada pela superintendente regional de saúde de Diamantina, Cleya Santana Cruz, com o apoio do superintendente regional de saúde de Teófilo Otoni, Ivan José Santana Figueira e do gerente da regional de saúde de Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves.

IMG 7057

A pauta de discussões focou na apresentação dos relatórios conclusivos quanto à composição e disponibilidade de equipe mínima e recursos tecnológicos, de acordo com a tipologia hospitalar das instituições participantes da Rede Resposta da macrorregional de Teófilo Otoni e Diamantina. O gerente regional de Pedra Azul destacou a importância deste instrumento. “Essa avaliação vem para fortalecer a rede dentro da tipologia proposta na resolução 6713 fazendo com que os hospitais cumpram com o que é preconizado, garantindo a integralidade da assistência” afirmou.

Os dados relativos ao atendimento do SAMU regional, com a implantação das novas bases, também foram expostos aos participantes da reunião. De acordo com a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência da Macro do Nordeste e Jequitinhonha (CISNORJE), Elaine Guedes, o serviço atendeu a chamados dos 85 municípios que compõem o consórcio, que de janeiro a julho de 2019, já realizou 13.876 atendimentos.

Outro tema apresentado foi a solicitação de mudança de nível na tipologia hospitalar da Rede Resposta da Casa de Caridade Santa Tereza, do município de Serro. Os dados e justificativas foram expostas pela administradora da instituição, Ângela Fonseca, com a complementação do secretário municipal de saúde do Serro, Ronan Sales. Após avaliação, os membros do comitê deram parecer favorável para alteração do nível de tipologia hospitalar da Casa de Caridade Santa Tereza, passando o hospital do nível IV para o nível III. “Para seguimento do processo o tema será apreciado na CIRA Jequitinhonha e encaminhado para o Grupo Condutor Estadual para análise”, explicou a coordenadora do Núcleo de Redes e Atenção à Saúde da regional de Diamantina, Maria Aparecida Gonçalves.

A superintendente regional de saúde de Diamantina destacou a qualidade dos debates e a importância do comitê gestor para melhoria da prestação dos serviços na região. “Devemos fortalecer esse espaço de discussão no compartilhamento da gestão para melhorar a qualidade da assistência prestada ao cidadão”, frisou Cleya

A próxima reunião ordinária do Comitê Gestor da Rede de Urgência e Emergência Nordeste/Jequitinhonha será realizada no dia 30 de outubro 2019, no município de Pedra Azul.

Por Ricardo Maciel