A Regional de Saúde de Pouso Alegre, por meio do Núcleo de Assistência Farmacêutica, realizou nesta quarta (28/08), a primeira Oficina Macrorregional de Assistência Farmacêutica em 2019. O evento é destinado aos farmacêuticos municipais da região que atuam no SUS e tem como objetivo a capacitação e atualização dos profissionais nos componentes básico, estratégico e especializado da Assistência Farmacêutica, além de esclarecimentos sobre resoluções, utilização do Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SIGAF), demandas judiciais e extrajudiciais.

IMG 0110

“Atuando na Regional de Saúde de Pouso Alegre, nosso compromisso é qualificar e apoiar a organização da assistência farmacêutica no âmbito estadual e municipal. Eventos como esse, com objetivo de capacitação e alinhamento em todos os componentes da Assistência Farmacêutica, além de permitirem o fortalecimento das ações desenvolvidas pelos farmacêuticos municipais, possibilitam a troca de experiências entre todos os participantes. É uma parceria proveitosa para ambas as partes, refletindo na qualificação dos serviços prestados aos usuários”, destaca o coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica, Lucas Botazini Carlos.

Em relação ao componente básico da Assistência Farmacêutica, foram abordados assuntos relacionados à programação de medicamentos básicos e insumos para diabetes, a Resolução 5.920 – Incentivo Financeiro, Projeto Comissão Farmácia e Terapêutica – relação municipal de medicamentos e demandas extrajuidiciais e judiciais. Já em relação ao componente estratégico, foi discutido o fluxo de solicitação de medicamentos para tratamento de todos os agravos endêmicos e utilização do SIGAF (dispensação e distribuição). Por fim, sobre o componente especializado, foi discutido o alinhamento do fluxo de acesso aos medicamentos (montagem de processo, orientações aos pacientes, protocolos), utilização SIGAF (situação processo), além do acesso à disponibilidade e análise de processos.

O encontro foi organizado pelo coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica, Lucas Botazini Carlos e pelos farmacêuticos Luciana Silveira Ferreira, Bruna Paula Pereira e Daniel Pereira da Silva. Estiveram presentes farmacêuticos municipais dos 53 municípios abrangidos pela Regional de Saúde de Pouso Alegre.

Por Otávio Coutinho Meyer Fernandes

Enviar para impressão