A Regional de Saúde de Gov. Valadares (SRS-GV), por meio do Setor Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS) promoveu hoje, 22/08, no auditório da Universidade Presidente Antônio Carlos, (UNIPAC), uma reunião técnica sobre os Serviços Especializados de Reabilitação em Deficiência Intelectual (SERDI). Participaram do evento, referências técnicas municipais da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) dos 51 municípios da área de abrangência da Regional de Valadares, representantes dos serviços contemplados e membros das Juntas Reguladoras.

Crédito: Frederico Bussinger

A referência técnica da RCPD da SRS-GV e organizadora do evento, Cristian Kelly Costa Santos, informou que a reunião teve como objetivos, esclarecer dúvidas sobre o SERDI, informar sobre a conceituação sobre deficiência intelectual e os critérios de encaminhamentos e construção do fluxuograma dos mesmos, além de apresentar a Deliberação CIB-SUS número 2.948 de 18 de junho de 2019, que aprovou os novos serviços.

“Com a deliberação, o Estado autorizou o credenciamento de três serviços para atender usuários com deficiência intelectual, sendo que, um funcionará em Aimorés, cobrindo a região de Saúde de Resplendor, outro em Peçanha, na cobertura da região de Santa Maria do Suaçui/São João Evangelista e o terceiro em Valadares, por meio do Centro de Apoio ao Deficiente Físico Dr. Octavio Soares (CADEF), que atenderá 22 municípios dessa microrregião. A previsão é que esses serviços possam estar disponíveis já no próximo mês de setembro”, acrescentou.

Na abertura do evento, a coordenadora da RNAS da SRS-GV, Carolina Laviola, enfatizou a importância do novo serviço para a região. ” Peço aos municípios participantes que divulguem ao máximo o que foi tratado nesta reunião para que possamos ter maior resolutividade e  um melhor atendimento a população, cobrindo um vazio assistencial muito grande em nossa região”, salientou.

Na programação, foram abordados  temas como “Deficiência Intelectual e Processos de Reabilitação”, pelo enfermeiro e coordenador da APAE de Mantena, Clodoaldo Costa Magalhães; “Experiências Exitosas no atendimento ao Paciente com Deficiência Intelectual AB”, pela psicóloga do NASF de Governador Valadares; “O cuidado da Pessoa com deficiência  Intelectual na Atenção Primária à Saúde”, pela  Coordenadora do NAPRIS da SRS-GV, Lidianny Godinho Pêgo e  “Pendências, avanços e desafios e Busca Ativa e Fluxograma da RCPD”, “Fluxuograma/ Encaminhamento ao CER de Ipatinga” e “Deliberação CIB-SUS/MG nº.2948”, pela referência Cristian Kelly Costa Santos.

A secretário de Saúde de Peçanha, Carlos Antônio Passos, município que terá um dos novos serviços implantados, elogiou a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) pelo investimento.

“Peçanha já tinha há alguns anos, atendimento a Pessoas com Deficiência por meio da APAE e agora a localidade e a instituição estão sendo reconhecidos pelo Estado com o novo serviço de reabilitação intelectual e também pelos  recursos que estão sendo disponibilizados. Isso vai abrir as  portas ao atendimento para a demanda  dos oito municípios que compõem nossa região de Saúde ”, finalizou.

Por Frederico Bussinger