Com o objetivo de chamar atenção para as hepatites virais, o Rotary Club de Manhumirim promoveu na última segunda-feira (13/08), uma palestra sobre prevenção e controle das hepatites virais. O evento contou com a participação da referência técnica em Hepatites Virais da Regional de Saúde de Manhumirim Raquel Assad, que falou sobre os diferentes tipos de hepatite, sobre as formas de prevenção, transmissão e tratamento e apresentou dados epidemiológicos dos municípios assistidos pela Gerência Regional de Saúde. “É muito importante que as instituições tenham essa sensibilidade de tratar de doenças como as hepatites, que são silenciosas e pouco divulgadas”, destacou Assad.

Palestra

De acordo com Raquel, o tema deve ser de interesse não só dos profissionais da saúde, mas de toda a comunidade. “Quando falamos com pessoas que não estão inseridas no contexto da saúde, temos a oportunidade de explicar toda cadeia de tratamento oferecida pelo SUS, bem como os encaminhamentos oferecidos aos pacientes. Quanto mais informada a população estiver mais rápido será a busca pelo tratamento”, explicou.

O Diretor da Regional de Saúde de Manhumirim, Juliano Estanislau, parabenizou a iniciativa do Rotary Club e destacou a importância de esclarecimentos e conscientização sobre as formas de transmissão, prevenção e tratamentos utilizados em cada tipo de hepatite. “Por essa razão considero muito importante a ação e a Regional estará sempre de portas abertas para outras instituições que queiram colaborar com promoção à saúde”, frisou Juliano.

Avanços

Se compararmos os números de testes rápidos realizados nos municípios da Regional de Saúde de Manhumirim em 2016 e 2018, percebemos um avanço muito significativo. Em 2016 foram realizados 911 testes de hepatite B contra 11. 928 testes em 2018. Já os testes de hepatite C aumentou de 1.488 para 10.756 testes. Em 2016 tiveram resultados reagentes 25 casos de hepatites B e C. Já em 2018 a GRS teve 93 resultados reagentes para hepatites B e C.

Por Antônio Rodrigues