No dia 26 de julho de 2019, ocorreu na Unidade Regional de Saúde de Januária reunião do Colegiado Regional de Saúde Mental. Foram convidados para participar do evento profissionais da Rede Intra e Intersetorial de Saúde Mental dos municípios que fazem parte da Regional de Januária. Participaram integrantes da Atenção Primária, hospitais, Centros de Atenção Psicossocial, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), conselheiros tutelares, CRAS/CREAS dos municípios e referências da Regional.

Crédito: Maria Dias

Os encontros deste ano tiveram como objetivo discutir assuntos relacionados à saúde mental das regiões de saúde de Januária, Manga e Brasília de Minas/São Francisco, bem como o cenário do país e mundo. A intenção foi promover a qualificação dos profissionais nos atendimentos às pessoas com sofrimento mental e usuários de álcool e outras drogas.

A referência técnica em saúde mental e coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Regional de Januária, Nayra Duarte, destacou o aprimoramento entre os serviços da Rede de Atenção Psicossocial com relação aos processos de comunicação e sua articulação. “Vários desafios precisam ser enfrentados e sanados para que a Rede de Saúde Mental funcione de forma coerente e efetiva. Hoje é possível afirmar que, com as discussões proporcionadas pelos encontros do Colegiado Regional de Saúde Mental, inúmeros avanços foram obtidos”, reforçou.

Maria José Trindade, assistente social do NASF de Urucuia, destacou que as reuniões do colegiado estão sendo divisor de águas na assistência à saude mental das pessoas. “As discussões e os temas abordados no Colegiado permitem aos profissionais identificar melhor as demandas relacionadas à Saúde mental, bem como encaminhá-las ao serviço de saúde mais adequado”. A assistente social ressaltou ainda que os assuntos discutidos no colegiado foram replicados aos demais profissionais do município e, a partir disso, conseguiram promover discussão de casos, matriciamento com os demais pontos da rede e qualificação dos atendimentos.

A assistente social do CAPS II de Januária, Gisele Santos, frisou que os temas discutidos nas reuniões do colegiado do ano de 2019 foram de fundamental importância, uma vez que nas reuniões estão presentes profissionais de todos os municípios. “São feitas discussão de temas de importância para a assistência nos diversos pontos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), bem como relato de experiências, promovendo a troca de saberes entre os presentes e com a replicação dos conteúdos nos territórios para os demais profissionais, melhorando o modelo de assistência em saúde mental da região”, enfatizou.

Fabrício Oliveira, psicólogo do NASF de Urucuia, também relatou que participar das reuniões do Colegiado está sendo uma experiência enriquecedora. “A participação qualifica nossas ações como profissionais e permite que retornemos com o conhecimento adquirido para replicação aos colegas no território e utilização na prática profissional. Ao longo desse período, percebemos mudanças nas práticas nos serviços que contribuíram para melhoria nos atendimentos e encaminhamentos dentro da RAPS”, disse.

“As reuniões do Colegiado estão sendo muito proveitosas e enriquecedoras, porque além do conhecimento que é trazido nos temas discutidos, há também a troca de relatos relacionados às aflições e angústias do dia a dia dos serviços. Com a troca de experiências, encontram-se soluções ou direcionamentos para lidar com situações que vivenciamos no trabalho. Vários lugares estão longe do ideal, mas a participação nos injeta ânimo para tentar melhorar a cada dia os serviços. Mesmo que não estejam ainda como o ideal, favorece querermos aprimorá-lo a cada dia”, destacou Tiago Rego, psicólogo do NASF de Bonito de Minas.

Cristiane Souza, psicóloga do polo descentralizado do Distrito Sanitário Indígena de São João das Missões, ressaltou que as reuniões contribuem muito para o crescimento do serviço de saúde mental disponibilizado em São João das Missões. Ela destacou ainda que profissionais de outros serviços da rede local estão também participando das reuniões, como NASF e Educação. “Cada tema discutido nas reuniões nos proporciona mais conhecimento, que é multiplicado aos demais profissionais. Com isso, há um favorecimento para melhor articulação entre os serviços, como discussão de casos com o CAPS I de Manga, local de referência”, frisou.

O Colegiado Regional de Saúde Mental foi instituído pela Resolução SES/MG nº 5.259 de 27 de abril de 2016, implantada a nível regional em fevereiro de 2017. Já foram realizadas seis reuniões no ano de 2019, com os temas relacionados: a “Reforma psiquiátrica e a luta antimanicomial no Brasil”, “A definição de cuidado, sofrimento, pessoa e território”, “O Projeto Terapêutico Singular”, “Situações de saúde mental comuns na Atenção Básica”, “Principais Medicamentos da saúde mental na APS”, “Diagnóstico precoce e intervenção na crise” e apresentação pelos municípios de experiências exitosas realizadas entre o ano de 2018 e 2019.

Por Giuliana Dias