O Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), da Regional de Saúde de Pouso Alegre, realizou na manhã desta terça, 2/7, reunião de Comissão Temática de Atenção Básica. O objetivo do encontro foi avaliar recursos interpostos pelos municípios em relação ao resultado apurado nos indicadores avaliados das resoluções do Cofinanciamento da Atenção Primária no primeiro quadrimestre de 2019 e da Promoção Estadual da Saúde.

IMG 0034

O encontro faz parte das ações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que estão previstas na Resolução SES/MG nº 6.712, DE 17 DE ABRIL DE 2019 e na Resolução SES/MG nº 5250, de 19/04/2016. Segundo a referência Técnica da Promoção à Saúde da Regional de Pouso Alegre, Patrícia Costa Fonseca, é direito dos municípios interpor recurso em relação ao resultado apurado em cada indicador avaliado, e cabe à Comissão Regional de Atenção Básica avaliar tais recursos.

“A análise dos resultados dos indicadores na Comissão Temática possibilita ao município a oportunidade de colocar questões próprias do processo de trabalho que interferem no cumprimento da meta e, consequentemente nos recursos financeiros a serem recebidos, ressalta Izabella Rocha Veloso Sousa, coordenadora do NAPRIS da Regional de Pouso Alegre.

A reunião contou com a participação de membros titulares e seus suplentes da Comissão Temática da Atenção Básica, composta por três representantes da Regional de Saúde de Pouso Alegre e por três representantes dos municípios/COSEMS.

Por Otávio Coutinho