Com o objetivo de analisar os casos de transmissão vertical de sífilis, hepatites virais e HIV, a Regional de Pouso Alegre realizou na manhã desta terça (18/6), Reunião do Comitê de Investigação de Transmissão Vertical das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's). O objetivo é a eliminação desses agravos como problema de saúde pública, por meio da qualificação da assistência prestada tanto à gestante quanto à criança.

DSC05449

Trata-se de um comitê com agenda periódica de reuniões, que contou com a participação de representantes dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Atenção Primária à Saúde, Redes de Atenção à Saúde, Assistência Farmacêutica e membros convidados. De acordo com Flávia Moreira Alves Silva, referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, o encontro é de grande importância. "A transmissão vertical das IST’s é passível de prevenção, desde que seja realizado o diagnóstico oportuno e tomadas as medidas terapêuticas adequadas tanto durante o pré-natal quanto no momento do parto. Além disso, é fundamental o acompanhamento da criança durante as consultas de puericultura”, destaca a referência.

O Encontro faz parte de ações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no Estado. Em 2018, a Deliberação CIB-SUS/MG nº 2.690, de 20 de março de 2018, aprovou a instituição e a organização do Comitê Estadual dos 28 Comitês Regionais e dos 8 Comitês Municipais de Investigação da Transmissão Vertical das Infecções Sexualmente Transmissíveis (CITV/IST).

Por Otávio Coutinho