O Núcleo de Atenção Primária à Saúde e o Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Regional de Saúde de Pouso Alegre promovem, nesta semana, do dia 04 a 07 de junho, a oficina Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) para a formação de tutores que apoiarão a implantação dessa importante estratégia nos municípios.

Crédito: Otávio Coutinho

O objetivo é qualificar as ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos de idade, além de aprimorar as competências e habilidades dos profissionais de saúde sobre amamentação e alimentação complementar como atividade de rotina nas equipes de Atenção Primária.

Aproximadamente 200 milhões de crianças menores de cinco anos, residentes em países em desenvolvimento, não atingem seu potencial de crescimento e desenvolvimento. Ações de promoção do aleitamento materno e alimentação complementar saudável contribuem para a reversão de tal cenário. Estima-se que essas ações sejam capazes de diminuir, respectivamente, em até 13% e 6%, a ocorrência de mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo (JONES, et al, 2003).

“A realização da oficina com o envolvimento dos profissionais dos dois níveis de atenção à saúde, primário e secundário, é uma inovação e surgiu da necessidade de alinhar as orientações de amamentação e alimentação complementar saudável desde o atendimento de pré-natal até o momento do parto e pós-parto da mulher, para garantir a rede de apoio profissional, tão importante neste momento” relata Izabella Rocha Veloso, Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde.

“A oficina de formação de Tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil desenvolvida em Santa Rita do Sapucaí, conseguiu não só uma reciclagem dos conhecimentos dos profissionais que se fizeram presentes, como também provocou estes profissionais a pensarem e a desenvolverem técnicas e estratégias de relacionamento e passagem destes conhecimentos para a população alvo (mãe e/ou família e criança) como também para a equipe multiprofissional de saúde que lidam diretamente com este público. Em nome de todos os participantes gostaria de agradecer o preparo das tutoras que dirigiram a oficina, dizer que vocês superaram em muito a expectativa de todos os participantes, o nosso muito obrigada, afirma a Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família de Santa Rita do Sapucaí, Michele Balestra, que participa do evento.

Para a Referência Técnica de Saúde da Mulher, Katia Maria Gomes Pimentel e Silva, a prática do Aleitamento Materno e da Alimentação Complementar Saudável envolve aspectos multifatoriais: sociais, culturais e econômicos. “Sendo assim, é primordial aos profissionais de Saúde aliarem o conhecimento científico sobre a temática às suas habilidades e atitudes, acolhendo as dificuldades e potencialidades do usuário, através de uma escuta ativa. A proposta da EAAB é justamente a qualificação das ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de 2 anos além do aprimoramento das competências e habilidades dos profissionais de saúde no desenvolvimento das ações cotidianas”, conclui.

Para esta oficina, foram priorizados alguns municípios da microrregião de Pouso Alegre que não possuíam tutores formados, além de outros que manifestaram interesse, como Bom Repouso, Bueno Brandão, Conceição dos Ouros, Extrema, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião da Bela Vista, Delfim Moreira, Poços de Caldas e Pedralva. A oficina acontece no município de Santa Rita do Sapucaí com profissionais da Atenção Básica e do Hospital Antônio Moreira da Costa.

Por Otávio Coutinho