Nesta segunda-feira, 27 de maio, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) completam 10 anos em Minas Gerais. Oferecidas à população de 296 municípios do estado, as PICS têm se fortalecido como um sistema complementar à medicina ocidental, em que o “cuidado integral da pessoa” e a prevenção são os principais focos. Atualmente, são cerca de 30 práticas registradas em Minas Gerais, entre elas a acupuntura, aromaterapia, auriculoterapia, biodança, cromoterapia, homeopatia, Lian Gong, massoterapia, meditação, musicoterapia, plantas medicinais e fitoterapia, Reike, florais, shantala, Tai Chi Chuan e yoga.

Desde 2009, a Resolução SES-MG nº 1.885 normatiza as PISCS no estado. A coordenadora da Política de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Gelza Matos Nunes, explicou que as práticas contribuem para o fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS. “As PICS atuam na prevenção de doenças, na promoção, manutenção e recuperação da saúde, baseadas em um modelo de atenção humanizado e centrado na integralidade do indivíduo”, afirmou a coordenadora.

Créditos: Banco de Imagem Pixabay

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) fazem parte da Medicina Tradicional e Complementar. Por priorizarem a qualidade de vida, são utilizadas tanto para tratar doenças, especialmente as crônicas, bem como atuam na promoção à saúde, se alinhando com as diretrizes de saúde da OMS de que saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social.

Pela política nacional das PICS, o município tem autonomia quanto à implantação das PICS, ou seja, são eles quem determinam como elas são realizadas. Em alguns municípios, há centros/ambulatórios de PICS que atendem por meio do encaminhamento das equipes de saúde da Atenção Primária, como Brumadinho, Uberlândia, Belo Horizonte, Nova Lima, entre outros. No entanto, na maioria dos municípios do estado as PICS são oferecidas na própria Unidade Básica de Saúde. “Nessas, os profissionais das equipes de saúde ofertam as PICS e encaminham ou recomendam aos usuários os serviços. O usuário que tiver interesse, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e verificar quais práticas são oferecidas”, orientou Gelza.

Mês das PICS e da Enfermagem

Em celebração aos 10 anos da Política Estadual de Práticas Integrativas em Minas Gerais e do Dia da Enfermagem (12 de maio), a SES-MG realizou, ao longo do mês de maio, uma programação especial para os trabalhadores da Cidade Administrativa. A abertura das comemorações contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, de enfermeiros que atuam na SES-MG e de representantes de entidades parceiras, como o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e universidades. “A enfermagem é a essência do cuidar. Diante disso, é fundamental pensar na saúde de quem cuida e valorizar esses profissionais, estimulando atividades que resgatem sua autoestima”, reforçou o secretário. A coordenadora de Urgência e Emergência, Érika Oliveira dos Santos, destacou que a enfermagem hoje, em quantitativo, apresenta o maior número de profissionais em todo o país, sobrepondo inclusive o de metalúrgicos, que ocupavam o primeiro lugar. Para cuidar da saúde de quem tanto zela pela saúde dos pacientes, os enfermeiros, foram oferecidas atividades como meditação, Lian Gong e Dança Circular. Conheça mais sobre algumas das práticas integrativas.

Créditos: Marcus Ferreira

A biodança é uma mistura de dança e psicologia criada em 1960, pelo psicólogo Rolando Toro, baseada em fundamentos da Antropologia, Biologia e Psicologia. Através da dança e da música, a biodança busca o equilíbrio do estado psíquico e físico de seus praticantes, incluindo o aumento da vitalidade e o prazer de viver, renovação de energias, melhoria da autoestima, controle da ansiedade e autoconhecimento. Com o estresse cada vez mais presente na vida das pessoas, existe muita instabilidade entre corpo e mente, causando desequilíbrios em comportamentos, que podem ser reequilibrados com a biodança.

O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien quando, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pode ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes. A dinâmica das Danças Circulares Sagradas é simples. Ensina-se o passo, treina-se em roda, depois dança-se a música e aos poucos as pessoas começam a internalizar os movimentos, liberar a mente, o coração, o corpo e o espírito. Auxilia o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória e, principalmente, entrar em contato com uma linguagem simbólica, que embora acessível a qualquer um, não é utilizada no dia a dia.

Tai Chi Chuan tem suas raízes na China. Propõe-se alcançar o equilíbrio envolvendo todas as partes do corpo: músculos, pulmões, cérebro, coração, respiração e movimentos do corpo. A prática do Tai Chi Chuan se desenvolve através de movimentos sutis, lentos, calmos e circulares, como uma dança leve e serena, mas ao mesmo tempo firme. Caracterizada pela suavidade, ritmo calmo e flexibilidade das posturas e movimentos, é utilizada como uma forma de meditação em movimento.

O Lian Gong é uma ginástica terapêutica chinesa que foi criada para tratar e prevenir dores em tendões, músculos, articulações, doenças que se desenvolvem a partir do mau uso do corpo, como as doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho, além de outros tipos de doenças crônicas. Através de movimentos suaves e firmes, a Lian Gong trabalha o alongamento, flexibilidade, reeducação postural, promover a identificação da imagem corporal, necessária ao condicionamento físico global, bem como evitar a atrofia muscular, estimular a coordenação motora e o convívio social. Foi desenvolvida na década de 1970 pelo médico ortopedista Zhuang Yuan Ming.

Meditação Mindfulness, ou Atenção Plena, é um estado onde treinamos as qualidades de atenção ao momento presente e autocompaixão. Através do treinamento da atenção plena aprendemos a perceber pensamentos, sensações corporais e emoções no momento que ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual. Com isso, aprendemos a fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios cotidianos. Através de Mindfulness, aprendemos a regular as emoções desafiadoras e criar espaço mental, mesmo em circunstâncias difíceis. O primeiro programa de Mindfulness foi desenvolvido por Kabat-Zinn nos USA nos anos 80.

O Movimento da Vida é uma prática integralizada de movimento e autoconhecimento. A prática tem como objetivo não só de dar mobilidade a parte externa do corpo, mas também mover as pessoas interiormente. O objetivo é ajudar a reduzir o estresse, melhorar a cognição e tornar-se fisicamente mais ativo. Movimento para a vida foi criado em 2014 pela brasileira Gisele Rocha bailarina, coreógrafa, diretora e artista, inspirada a criar movimento consciente através da dança que abre os corações das pessoas.

Saiba mais em: http://www.saude.mg.gov.br/pics

Por Ana Paula Brum

Enviar para impressão