A Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, em parceria com o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (NUPAD/FM/UFMG) ­e a Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei, com o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP CISRU) Centro Sul e o Consórcio Intermunicipal de Saúde Alto das Vertentes (CISALV), realizou na quarta-feira (15/05) uma Capacitação para Atualização em Triagem Neonatal. O público-alvo foram os profissionais envolvidos nas coletas de sangue (bebê) dos municípios.

A capacitação buscou desenvolver e aprimorar as ações do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais na Atenção Primária. Para isso, profissionais do Núcleo apresentam os procedimentos de coleta, conservação e envio de amostras da triagem neonatal, conhecida como teste do pezinho. De acordo com a Referência Técnica do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da SRS Barbacena, Jurema Maciel, a capacitação teve o objetivo de garantir uma melhora no desempenho dos indicadores e êxito no acompanhamento dos casos diagnosticados.

Créditos: Priscila Rezende

O teste do pezinho é uma das principais formas de diagnosticar seis doenças que, quanto mais cedo forem identificadas, melhores são as chances de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). O exame é oferecido gratuitamente à população, sendo no estado, por meio do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG), sob a gestão da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e execução técnica do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (NUPAD).

Por Priscila Rezende