Nesta terça-feira (14/05) a Regional de Saúde de Juiz de Fora, por meio do Núcleo de Redes, recebeu secretários municipais de saúde e técnicos de Atenção Primária dos municípios que compõem a regional, técnicos de Regulação dos municípios de Pólo Macrorregionais e Microrregionais; Consórcios e Técnicos de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Crédito:  Adriana Mendes

A referência Técnica em Alta Complexidade, Antônio Jacques Barbosa de Moraes Filho, apresentou aos envolvidos um questionário proposto pelo nível central para se preenchido de modo coletivo. Os municípios registraram suas particularidades nas planilhas, que ao fim da reunião já apresentavam um grande volume de informações consolidadas.

“Foi a primeira vez que que uma rede foi discutida amplamente nas dimensões primária, secundária e terciária. Foram expostas suas falhas de fluxos e financiamento, mas foram propostas várias soluções”, disse.

O objetivo da reunião foi discutir a construção do desenho da rede de oncologia na dimensão da Atenção Primária e Atenção Especializada, respeitando os fluxos existentes, identificando suas falhas e limitações para propor novas formas de abordagem em promoção e proteção da saúde, prevenção de doenças, tratamento das morbidades relacionadas ao câncer, recuperação da saúde e cuidados paliativos.

Durante a reunião, os participantes observaram os pontos de atenção e sua adequação em atender o território de referência, discutindo sobre financiamento, qualidade do serviço, implementação de notificação, atenção ambulatorial e hospitalar.

“Vários entes se encontraram com o objetivo de dar integralidade à rede: atenção primária, atenção secundária, regulação, municípios sedes de microrregião, municípios sedes de macrorregião, consórcios e universidade”, finalizou Antônio Jacques.

Por Adriana Mendes