O Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde de Teófilo Otoni realizou, na última terça-feira (7/05), curso de capacitação sobre Inspeção Sanitária em Estratégia de Saúde da Família/Unidade Básica de Saúde (ESF/UBS), com ênfase em sala de vacinas, conduzido pela autoridade sanitária da Regional de Saúde, Manuella Botelho.

Crédito: Déborah Ramos Goecking

A Regional de Saúde de Teófilo Otoni, juntamente com uma equipe da FIOCRUZ, elaborou um Plano de Ação de Combate à Febre Amarela, no qual definiu que a Vigilância Sanitária (VISA) iria executar ações educativas junto aos fiscais sanitários dos 32 municípios que integram a referida Regional, para que eles pudessem realizar inspeções sanitárias em suas salas de vacinas. “Uma das ações primordiais da Vigilância Sanitária é a prevenção de riscos e a promoção à saúde da população. Ações como essas proporcionam a manutenção da qualidade dos serviços de saúde ofertados à população” declarou Manuella Botelho.

A microrregião contemplada neste terceiro encontro foi a de Águas Formosas, tendo como participantes os municípios de Bertópolis, Santa Helena de Minas, Novo Cruzeiro, Pavão, Crisólita e Fronteira dos Vales. “Aprender sobre os riscos sanitários decorrentes de determinados setores é assumir enquanto fiscal sanitário uma responsabilidade com as pessoas que acessam direta ou indiretamente determinado serviço naquela unidade”, declara Natali Pereira Neves Sucupira, Fiscal Sanitário do município de Bertópolis.

Por Déborah Ramos Goecking