A Regional de Saúde de Governador Valadares promoveu na última terça-feira, (30-04) em seu auditório central, uma Oficina Regional de Ativadores de Educação Permanente em Saúde (EPS), para representantes de 20 municípios da região Leste do Estado. Essa ação faz parte das atividades de implantação do Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente no Sistema Único de Saúde (PRO EPS-SUS).

O eixo principal da proposta da EPS é a necessidade de desenvolver ações para a transformação das práticas de saúde em direção ao atendimento dos princípios fundamentais do SUS, a partir da realidade local e da análise coletiva dos processos de trabalho.

Crédito: Frederico Bussinger

Segundo a referência técnica em EPS da Regional Governador Valadares, Luiz Patrício Neto, o evento dá continuidade à oficina geral promovida pela SES-MG no ano passado, quando foram treinados vários municípios Leste mineiro, com a formação do grupo condutor que organizou o atual encontro. “Reunimos aqui municípios que não participaram no ano passado, apresentando para as referências como são os conceitos da EPS, além de orientar e debater como este processo vai funcionar nas localidades, contribuindo com isso, na melhoria da qualidade de atendimento à população”, afirmou.

Na programação da oficina, rodas de conversa tratando da linha do tempo da EPS, suas fortalezas e fraquezas, bem como de temas como “Contextualização da política de EPS” e “Reflexão: Educação Permanente em Saúde/Educação Continuada em Saúde/Educação Popular”, “Matrix da EPS” e “De que forma posse ser um ativador da EPS/Agenda protegida”.

A coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Nacif Raydan, Iane Garajau, avaliou o encontro como positivo e mobilizador. “Foi um momento importante dos municípios trocarem ideias e avaliarem a EPS, já que os temas discutidos hoje aqui são deixados muitas vezes de lado pela intensa atividade que desenvolvemos no trabalho do dia a dia. Levo para o meu município a relevância da Educação Permanente em Saúde no aprimoramento de todos os profissionais de saúde”, finalizou.

Por Frederico Bussinger