Envolvendo a participação de gestores de diversos segmentos da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros (SMS), nesta segunda-feira, 29/04, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) deu continuidade à realização de reuniões técnicas com os municípios que apresentam maior número de notificações de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, entre elas dengue, febre chikungunya e zika vírus.  O trabalho foi iniciado dia 22, em Bocaiúva.

Crédito: Pedro Ricardo

Por meio do compartilhamento de informações e alinhamento de ações com os municípios, o objetivo da Regional de Saúde de Montes Claros é evitar que uma epidemia de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti cause óbitos na região.

Durante encontro realizado na sede da Regional de Saúde, com a participação de referências técnicas dos núcleos de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador (Nuveast); Atenção Primária à Saúde (Napris); Redes de Atenção à Saúde (NRAS) e Regulação, ficou definido que a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros vai avaliar a possibilidade de ampliar o horário de funcionamento de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) até 22 horas, com o objetivo de atender o aumento da demanda de pacientes com suspeita de terem contraído dengue ou alguma das outras doenças transmitidas pelo Aedes.

Até a próxima segunda-feira, 06 de maio, a SMS também vai avaliar a necessidade de dar prioridade ao atendimento de pessoas nas UBS com suspeita de terem contraído dengue ou algumas das demais arboviroses; a abertura de novas unidades de hidratação de pacientes, a fim de reduzir a demanda de pessoas que se dirigem aos prontos socorros dos hospitais; além de viabilizar que os profissionais de saúde da Prefeitura preencham os cartões de acompanhamento dos pacientes. Isso possibilitará que profissionais de todas as unidade de saúde possam acompanhar a evolução dos pacientes de maneira mais ágil. Também será trabalhada maior articulação entre os serviços de atenção primária e vigilância epidemiológica, com busca ativa dos casos sintomáticos, para que sejam realizadas ações de bloqueio de transmissão da doença.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes destacou “a importância da Secretaria Municipal de Saúde notificar os casos suspeitos de arboviroses, a fim de evitar que os pacientes tenham o estado de saúde agravado e corram risco de morte”. Além disso, frisou a coordenadora, “a notificação rápida das suspeitas de arboviroses viabilizam que o serviço municipal de vigilância epidemiológica e ambiental faça o bloqueio e combate dos focos de larvas do Aedes aegypti, evitando com isso a proliferação de mosquitos e, consequentemente, da ocorrência de doenças".

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Montes Claros, Flamarion Cardoso Gualberto e a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Mara Dayse Alves Ribeiro salientaram que, atualmente, "cerca de 50 bairros de Montes Claros apresentam alta incidência de transmissão de dengue e que mais de 183 mil imóveis estão sem condições de serem visitados pelos agentes de controle de endemias porque estão fechados. Além disso, o município enfrenta problemas com a falta de servidores nos serviços de vigilância epidemiológica e ambiental para fiscalizar imóveis em todos os bairros e localidades da zona rural".

Nesse contexto, Valdemar Rodrigues dos Anjos, coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional de Montes Claros reforçou que “a eliminação dos focos de proliferação do Aedes aegypti é fundamental pois, a pulverização de inseticida com uso do equipamento de Ultrabaixo Volume (UBV), mais conhecido como carro fumacê, não resolverá todo o problema pois elimina apenas mosquitos adultos”.

As próximas reuniões técnicas da SES-MG acontecerão a parir de 2 de maio nos municípios de Coração de Jesus, Claro dos Poções, Glaucilândia e Juramento. Ao todo, 16 municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros estão com alta ou muito alta incidência de transmissão de dengue.

Apoio da SES

Neste mês, a SES-MG está destinando recurso financeiro adicional para apoio no controle do Aedes aegypti em 200 municípios mineiros. Por meio da Resolução SES/MG 6.719, localidades que estão com alta ou muito alta incidência de transmissão de doenças poderão reforçar as ações de controle da dengue, zika e chikungunya.

Nas duas resoluções publicadas nos dias 2 e 27 de abril foram contemplados 18 municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros: Juramento, Catuti, Gameleiras, Jequitaí, Mato Verde, Bocaiúva, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Fruta de Leite, Guaraciama, Joaquim Felício, Matias Cardoso, Monte Azul, Padre Carvalho, Salinas e São João do Pacuí.

Por Pedro Ricardo