Durante nove dias de trabalho (de 08 a 17 de abril), 45 agentes de endemias do quadro estadual vistoriaram 8.577 imóveis nos bairros São Jorge e Laranjeiras em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A ação foi realizada em conjunto com o município, sendo reforçada por 55 servidores municipais, sendo 43 Agentes Comunitários de Endemias e 12 Agentes Comunitários de Saúde. Foram trabalhadas residências, comércios, instituições públicas e terrenos vagos para o recolhimento de objetos inservíveis, além de aplicação de larvicida onde foi necessário.

Além disso, a população foi orientada por meio de um trabalho de educação em saúde, com a abordagem dos pontos de atenção para os possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Durante as atividades foram recolhidos mais de dois mil sacos de lixo de inservíveis em mais de mil imóveis.

De acordo com os dados preliminares levantados, a referência técnica em endemias da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, Fernando Rodrigues, avalia como positiva a ação de campo que foi desenvolvida. “A população do São Jorge e Laranjeiras foi receptiva e abriu as portas para que o trabalho fosse realizado. Esperamos que as orientações repassadas pelos agentes sejam cumpridas pelos moradores e possamos diminuir a incidência de dengue”, afirmou Rodrigues.

Ações estaduais junto a Uberlândia

Uberlândia foi o décimo município mineiro a receber a Força Tarefa Estadual em 2019. Segundo dados do último boletim epidemiológico (22/04), são 11.646 casos suspeitos e dois óbitos por dengue, por isso Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Comitê Estadual de Enfrentamento das Arboviroses, colocou uma equipe extra à disposição do município para intensificar as ações do Controle Vetorial, Assistência (Atenção Primária e Nível Hospitalar), Vigilância Epidemiológica e Comunicação/Mobilização no início de abril.

Créditos: Lilian Cunha

Além da Força Tarefa, conforme a Resolução SES/MG nº 6.697/2019, Uberlândia receberá também um recurso na ordem de R$ 400 mil para ser aplicado em ações de assistência à saúde de interesse epidemiológico, vigilância e controle das arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes aegypti. A cidade, situada no Triângulo Norte, é área de abrangência do Decreto de Situação em Saúde Pública publicado no dia 23/04 no Diário Oficial de Minas Gerais, o qual torna possível mobilizar recursos de forma mais ágil para enfrentamento do Aedes aegypti e estruturação de serviços de atendimento às pessoas infectadas pelo vírus causador da doença.

Atualmente, a SES-MG está disponibilizando quatro veículos de Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, conhecido como fumacê, e insumo para o município. Esta semana também está sendo iniciada a aplicação do inseticida em aerossol intradomiciliar em aproximadamente 7,5 mil imóveis no bairro Morumbi. O órgão estadual repassou as bombas de aplicação, o inseticida e o treinamento dos agentes de endemias para a realização desta técnica complementar de combate ao Aedes.

Por Lilian Cunha