Programa Ciência em Movimento, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), estará em Catas Altas entre os dias 23 e 25 de abril. As exposições acontecerão no Estádio Municipal Lindolfo do Carmo Ferreira (Poliesportivo). Desde 2012, o Programa já visitou mais de 90 municípios do estado de Minas Gerais e planeja sua primeira viagem interestadual já para o mês que vêm.

Crédito: Equipe Ciência em Movimento

Situada aos pés da Serra do Caraça, Catas Altas integra o Circuito do Ouro ao longo da Estrada Real. A cidade está a 139 quilômetros do centro da capital mineira. A história de Catas Altas, assim como de diversas cidades mineiras, está relacionada ao ciclo da mineração no século XVIII. O nome “Catas Altas” provém das profundas escavações que se faziam no alto dos morros. A palavra “catas” significa garimpo, escavação mais ou menos profunda, conforme a natureza do terreno para a mineração.
 
Com o objetivo de difundir o conhecimento científico e tecnológico por meio de linguagem lúdica e popular, o Programa conta a história da Funed e aborda temas relacionados a serpentes, aracnídeos e abelhas, além de utilizar jogos diversos inerentes aos temas expostos.
 
O Programa Ciência em Movimento é pioneiro em Minas Gerais e o único que promove a troca de informações fundamentais para o controle dos acidentes por animais peçonhentos, agravo identificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença negligenciada. Dessa forma, a Funed se aproxima do cidadão e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população.
 
Programação
 
Local: Estádio Lindolfo do Carmo Ferreira (Poliesportivo) Endereço: Rua da Praia, s/n - Centro - Catas Altas/MG
Atividades: palestras sobre animais peçonhentos; videoteca; oficina de artes.
Data e Horário:23 a 25/4: 8h às 12h – 13h às 17h

Por Daniel Nolasco