A Regional de Saúde de Varginha, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, realizou na última terça-feira, 09/04, no auditório da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), a capacitação sobre o manejo clínico da Tuberculose, a fim de atualizar profissionais médicos quanto aos aspectos epidemiológicos, controle, vigilância e manejo clínico da doença, com base no Novo Manual de Recomendações publicado pelo Ministério da Saúde no ano de 2018. Patrícia Fátima Bento Ribeiro, referência técnica do Programa de Controle de Tuberculose da Regional de Varginha, deu início ao evento apresentando o cenário epidemiológico da doença a nível mundial, nacional e regional demonstrando que, apensar de ser uma doença negligenciada é ainda um grande problema de saúde pública, com aproximadamente 73 mil casos novos notificados no Brasil em 2017 e causando 4,5 mil mortes no país no mesmo ano. A referência enfatizou que “apesar das oscilações no coeficiente de incidência da doença no período de 2001 a 2018, não estamos mais identificando resultados eficazes no controle da tuberculose. Precisamos aprimorar as ações de vigilância e de assistência, com abordagens mais efetivas e agindo de forma oportuna na prevenção de novos casos, suspeição precoce, diagnóstico oportuno, tratamento e acompanhamento adequado dos pacientes”.

Crédito: Mariana Ribeiro

Patrícia Ribeiro ainda comentou o Plano Nacional Pelo Fim da Tuberculose Como Problema de Saúde Pública, publicado pelo Ministério da Saúde em 2017, que possui como metas a serem alcançadas até 2035, a redução de coeficiente de incidência para menos de 10 casos/100 mil habitantes e reduzir o número de óbitos para menos de 1/100 mil habitantes.  Foi abordada também na apresentação a importância da confirmação bacteriológica dos casos de tuberculose através de Baciloscopia e/ou Teste Rápido Molecular (TRM-TB), exame de cultura e teste de sensibilidade para conforme preconizado pelo Manual de Recomendações, bem como garantir a oferta de testes anti HIV para todos os casos e contatos de TB para que haja um diagnóstico precoce com tratamento adequado de ambos os agravos.

Em seguida, Dr. Marcus Vinícius Souza Couto Moreira, médico pneumologista da Secretária Municipal de Saúde de Três Pontas, iniciou sua apresentação abordando os seguintes assuntos: fisiopatogenia da Tuberculose, detecção de casos, diagnóstico, tratamento, acompanhamento, controle de contatos e vigilância da infecção latente.

O médico enfatizou que uma das estratégias fundamentais do Programa de Controle da Tuberculose é a detecção oportuna de sintomáticos respiratórios (SR) e apresentou as mudanças na definição deste termo quanto ao tempo de tosse em algumas populações específicas, conforme descrito no novo manual de recomendações.  “A identificação destes casos pode e deve ser realizada em todas as unidades de saúde dentro do município, e é importante entender que a busca ativa do SR é missão de todos os profissionais de saúde”, afirmou.

Para encerrar, foi realizada uma apresentação com estudo de caso clínico de tuberculose, buscando reforçar conceitos e condutas essenciais no processo de controle e avaliação de contatos de paciente com confirmação bacteriológica de tuberculose pulmonar.

Patrícia Bento encerrou o evento agradecendo a presença de todos e se colocou mais uma vez à disposição, enquanto referência técnica regional, para auxiliar os profissionais e municípios no que for necessário para fortalecer as ações do programa em todos os territórios das SRS Varginha, a fim de alcançarem uma efetividade e resolutividade maior no controle da Tuberculose.

Por Mariana Ribeiro

Enviar para impressão