A partir de hoje, 08 de abril, até o dia 17, acontecerão as ações do controle vetorial do Aedes, no bairro São Jorge, em Uberlândia, sendo que 45 agentes de endemias do quadro estadual visitarão cerca 6,8 mil imóveis, em 238 quarteirões. A área foi definida de forma conjunta com o nível estadual e municipal, uma vez que a área vem apresentando elevação nas notificações de casos de dengue e é um bairro predominantemente residencial.

A ação da Força Tarefa das Arboviroses vem complementar as atividades que são desenvolvidas pela equipe municipal de zoonoses. Conforme novo planejamento, a equipe estadual não fará mais o bloqueio na área das unidades de saúde que possuem salas de hidratação e principais escolas da cidade, sendo que esta estratégica ficou a cargo apenas da equipe local.

Os agentes de endemias visitarão as residências, comércios, instituições públicas e terrenos vagos para o recolhimento de objetos inservíveis, aplicação de larvicida onde for necessário e o mais importante, orientar as pessoas, por meio do trabalho de educação em saúde, quais os pontos de atenção para os possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Lilian Cunha

Dionísio Pacceli Costa, referência técnica do Programa Estadual de Controle de Doenças Transmitidas pelo Aedes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), reforça o envolvimento do setor público como também de toda a sociedade, e neste momento em especial, da população do bairro São Jorge. “Gostaríamos de pedir a colaboração das pessoas em receber os agentes para que o trabalho desenvolvido seja efetivo”, disse.

Uberlândia é o décimo município mineiro a receber a Força Tarefa das Arboviroses em 2019. Segundo dados do último boletim divulgado, são 9.978 casos suspeitos e dois óbitos por dengue, por isso a SES-MG, por meio do Comitê Estadual de Enfrentamento das Arboviroses, colocou uma equipe extra à disposição do município para intensificar as ações do Controle Vetorial, Assistência (Atenção Primária e Nível Hospitalar), Vigilância Epidemiológica e Comunicação/Mobilização durante a primeira quinzena de abril. Além da Força Tarefa, conforme a Resolução SES/MG nº 6.697 de 02 de abril de 2019, Uberlândia receberá também um recurso na ordem de R$ 400 mil para ser aplicado em ações de assistência à saúde de interesse epidemiológico, vigilância e controle das arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes aegypti.

Por Lilian Cunha