A Regional de Saúde de Ponte Nova concluiu na última sexta-feira (29/03), capacitação em inspeção sanitária de sistemas e soluções de abastecimento de água. O treinamento, iniciado em 20/03, foi realizado para a região de saúde de Viçosa e Ponte Nova, com o objetivo de formar uma equipe com olhar de Vigilância em Saúde, focando no trabalho integrado e holístico. Dessa forma, a inspeção sanitária vai desde o manancial até o consumo, passando pelo laboratório de controle de qualidade da água.

vigiagua12

De acordo com a referência Técnica do Vigiagua na regional de saúde de Ponte Nova, Graziele Dias, uma visão holística e integrada é a melhor forma de garantir a segurança da água distribuída.

“Nossos municípios entenderam a importância da integração e enviaram equipes multidisplinares de Vigilância em Saúde (Ambiental, Epidemiologia e Sanitária). Contabilizamos mais de 80 profissionais capacitados e, a partir de agora os profissionais da saúde no âmbito municipal estão capacitados para atuar tecnicamente e exercer com excelência as funções de inspeção sanitária de sistemas e soluções de abastecimento de água no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)", explica Graziele Dias.

A capacitação teve como princípio uma integração entre as vigilâncias municipais, uma vez que foram treinados técnicos da epidemiologia, ambiental e vigilância sanitária. A iniciativa faz parte do processo de descentralização para os municípios as ações do programa de vigilância da qualidade da água (Vigiagua).

Por Graziele Dias

Enviar para impressão