Foi realizada, na última quarta-feira (20/03), a II Mostra Regional de Saúde Mental Expressão e Arte. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis em parceria com a Regional de Saúde de Divinópolis, o evento é uma forma de apresentar os trabalhos que são realizados nos Serviços de Saúde Mental da Região Ampliada Oeste. Participaram os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) dos municípios de Divinópolis, Itaúna, Pará de Minas, Lagoa da Prata, Campo Belo, Carmo do Cajuru, Pitangui, Bambuí, Formiga e Luz.

A ideia do encontro foi apresentada no Colegiado Regional de Saúde Mental, tendo o objetivo que profissionais da Atenção Primária, CAPS, residências terapêuticas, centros de convivência e os pacientes mostrem suas realidades e como desenvolvem trabalhos de Expressão e Arte para trocas de experiências na linha de cuidados com pacientes que utilizam o serviço.

Créditos: Willian Pacheco

“Queremos mostrar que o cuidado em liberdade é possível e promover a reincerssão deste paciente na sociedade com qualidade e humanização, pois acreditamos que o cuidado em Saúde Mental é possível sem os manicômios, ou seja, sem exclusão”, disse a referência técnica em Saúde Mental da Regional de Saúde de Divinópolis, Maria de Lourdes Chaves.

Para o coordenador do CAPS AD III de Divinópolis, Juliano Jean de Oliveira, houve grande adesão dos municípios convidados. “A sensação desta troca de experiências entre profissionais pacientes com esta mostra é muito boa. A população está participando. Alcançamos o nosso objetivo”, salientou o coordenador. “Está tudo muito lindo e organizado. Esta possibilidade de ter esta interferência com pacientes, fazer com que conheçam outros lugares é muito bom, pois permite a eles vivirem outras experiências. Varios trabalhos desenvolvidos e vistos aqui hoje, nós pretendemos replicar”, acrescentou a Coordenadora do CAPS I de Pitangui, Maria Lúcia Ferreira de Faria Lobato.

O marceneiro e paciente do CAPS de Pitangui, Marco Antônio Almeida, ajuda na oficina de madeira, produz viveiros e molduras para quadros. Ele também gostou da que viu e vivenciou no evento. “Adorei a ideia de estar aqui e fazer estas artes. Com arte, praticamos a mente. Eu tento participar de todas as oficinas”, contou.

Por Willian Pacheco