Na manhã desta terça-feira,19/03, a Regional de Saúde de Juiz de Fora promoveu uma capacitação com representantes dos 37 municípios de sua jurisdição e Secretários Municipais de Saúde para explicar sobre o funcionamento do sistema DigiSUS. A plataforma digital ainda construção, tem como objetivo instrumentalizar os gestores públicos a obter informações e dados produzidos pelo Ministério da Saúde, por suas entidades vinculadas e por órgãos de pesquisa disponibilizados de forma sistematizada. Objetivo é agilizar e melhorar a qualidade da atenção e dos processos de saúde, nas três esferas de governo e no setor privado, beneficiando pacientes, cidadãos, profissionais, gestores e organizações de saúde.

A reunião foi conduzida pela referência técnica do Sistema DigiSUS da Regional, Marly Ladeira, e pela apoiadora do COSEMS Regional, Heloísa Saguim, que repassou todo conteúdo do Módulo de Planejamento do DigiSUS. Na ocasião, houve questionamentos sobre o funcionamento da plataforma e prazo de entrega dos instrumentos. Segundo Marly, o conteúdo repassado teve boa aceitação. "Pudemos observar que teremos a necessidade de fazer outras capacitações com os municípios no momento da operacionalização do sistema por se tratar de uma plataforma nova e complexa", apontou Marly.

Por Adriana Mendes