A Regional de Saúde de Patos de Minas em conjunto com a Regional de Saúde de Unaí realizaram, nesta última sexta-feira (15/03), uma discussão em relação à rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada de Saúde Noroeste. A conversa, que foi realizada no Centro Universitário de Patos de Minas, contou com mais de 50 participantes, sendo eles, Gestores Municipais de Saúde e Prefeitos dos municípios da Região Noroeste, representantes legislativos e demais envolvidos e atuantes na saúde.

O objetivo da reunião foi apresentar todo o trabalho técnico referente a Rede de Urgência e Emergência e seus componentes. “Tivemos também o intuito de sensibilizar os prefeitos quanto a necessidade da implantação da Rede de Urgência e Emergência, buscando o apoio na implementação dessas políticas públicas”, disse a Coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, Maíra Lemos de Castro Taufick. A mesma, destacou também a presença das lideranças políticas: “Eles são atores envolvidos nesse processo, e têm papel fundamental para que essa Rede seja implantada na região Noroeste, considerando que temos uma região de grande vazio assistencial.”

Na parte da manhã foram discutidos, com Gestores de Saúde e Técnicos Municipais, assuntos acerca da Rede de Urgência e Emergência Ampliada de Saúde Noroeste, como: cenário atual e Plano de Ação Regional SAMU Regional. Além disso, foi realizada também Reunião da Comissão Intergestora Regional Ampliada (CIRA). No período da tarde, Prefeitos e Gestores Municipais de Saúde, representantes legislativos e demais envolvidos e atuantes na saúde participaram de uma mesa redonda com o tema “Estratégias para implantação de Rede de Urgência e Emergência na região Noroeste”.

O Secretário Executivo do CISSUL SAMU, Jovane Ernesto Constantini, participou de todo o evento, compartilhando experiências, enquanto membro do considerado maior Consórcio de Urgência e Emergência do país em número de cidades atendidas, e esclarecendo dúvidas dos participantes. Alguns dias antes, profissionais do Setor da Saúde de Patos de Minas/MG haviam sido recebidos por ele em uma visita técnica ao CISSUL SAMU em Varginha. Jovane relatou que “foi um prazer retribuir a visita e poder compartilhar um pouco de sua experiência”.

De acordo com Gilberto de Melo Dumont, membro da Referência Técnica de Urgência e Emergência da Regional de Patos de Minas, “A reunião, juntamente com o apoio expresso das autoridades políticas presentes, viabilizará avanços na conquista de serviços que salvam vidas, como as portas de entrada de referência para Neurologia, Cardiologia, assim como o SAMU Regional e serviços de Urgência e Emergência no suporte ao Trauma. Todos esses benefícios serão destinados aos 700.000 habitantes de toda a Região Noroeste, a qual a Rede de Urgência e Emergência atenderá”.

Por Lorraine Lemos