A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove, entre os dias 19 a 21 de fevereiro, em Belo Horizonte, o módulo de lançamento do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), voltado para gestores e profissionais das 28 Regionais de Saúde do estado. O programa, realizado numa parceria entre a Subsecretaria de Gestão Regional da SES-MG e Escola de Saúde Pública (ESP), tem como objetivo a organização de diversos encontros focados na estruturação das atividades das Regionais de Saúde, busca por resultados, desenvolvimento da liderança e formação continuada em saúde e administração pública dos servidores.

Crédito: Marcus Ferreira

O primeiro dia do módulo de lançamento do PDL foi realizado na última terça-feira (19/02), na Escola de Saúde Pública (ESP) e contou com debates sobre os desafios da gestão em saúde, análise do atual cenário do SUS em Minas e oficina de qualificação. Já nesta quarta-feira (20/02), estão sendo discutidos os resultados do diagnóstico elaborado pela SES-MG sobre a atuação das Regionais de Saúde, metas para o primeiro ano da gestão e estratégias para gestão de pessoas.

Neste segundo dia do módulo, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, explicou que o PDL é uma das estratégias da nova gestão para dar o máximo de direcionamento técnico para as ações da SES-MG em todo o estado. “Vamos empregar o máximo de eficiência e inovação, fazendo mais com menos custos. A crise financeira pela qual o estado passa é, na verdade, uma oportunidade para revermos nossas práticas e políticas de saúde. Precisamos atualizar nossos processos e enxugar custos com o único objetivo de melhorar a saúde das pessoas”, afirma.

Já o assessor estratégico da SES-MG, Bernardo Ramos, apontou as Regionais de Saúde como pontos fundamentais para a regionalização dos serviços. “Precisamos de um trabalho técnico e em conjunto com as Regionais de Saúde. Afinal, os profissionais que atuam em cada uma delas são nossos elos com as cidades do interior do estado. Por isso, precisamos de uma qualificação individual, valorizando o mérito de cada um, exercendo nossas funções acima de qualquer partido ou ideologia”, disse.

O objetivo da programação do PDL é fazer com que os dirigentes regionais se apropriem de estratégias que vão resultar em políticas públicas de saúde de mais qualidade. O módulo de lançamento, realizado em Belo Horizonte, integra a primeira etapa do programa e tem como objetivo promover uma aproximação entre os gestores das Regionais de Saúde, abordando os principais desafios da gestão em cada um dos territórios do estado.

Crédito: Marcus Ferreira

Conforme explica o Subsecretário de Gestão Regional da SES-MG, Darlan Venâncio, todo o PDL está sendo estruturado com base nas principais demandas dos dirigentes e profissionais que atuam nas Regionais de Saúde. “A essência do Programa de Desenvolvimento de Lideranças é formar lideranças em todas as suas competências, incluindo gestão pessoas, negociação e aspectos técnicos. Nossos 28 dirigentes das Regionais de Saúde estão discutindo questões relacionadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), temas que vão impactar e agregar valor aos serviços que chegam diretamente aos usuários em todo o estado”, explica.

Além do PDL, estão sendo planejadas outras atividades em parceria com as Regionais de Saúde, entre elas a organização de videoconferências periódicas para tratar de questões pontuais relacionadas ao funcionamento dos serviços no interior do estado. Uma revisão da organização administrativa, incluindo a padronização do quantitativo e nível de cargos e funções em cada Regional de Saúde também está sendo realizada. A padronização e automatização dos processos de trabalho, além do apoio na realização das Conferências Municipais de Saúde e Conferência Estadual de Saúde também integram o cronograma de ações.

O Chefe de Gabinete da SES-MG, Luiz Marcelo Cabral Tavares, destacou a importância das ações serem realizadas com o máximo de responsabilidade e legalidade. “O objetivo é prover saúde para as pessoas da melhor forma possível, de maneira desburocratizada e responsável, dentro da legalidade no uso da verba pública”, afirma.

Na próxima quinta-feira (21/02), será realizado o último dia do primeiro encontro do PDL. A programação englobará, entre outros temas, uma apresentação sobre a Estrutura e Ações da Assessoria de Comunicação Social, apresentação das principais ações e projetos assistenciais programados para 2019, dentre outras temáticas. As atividades do PDL continuarão a ser realizadas durante todo o ano, incluindo encontros presenciais a cada dois meses, a partir de março.

» Clique aqui e acesse a programação completa

Por Jéssica Gomes