Ao longo dessa terça, quarta e quinta-feira (05, 06 e 07/02), foi realizada a primeira reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR) de 2019, nas sedes das microrregiões de saúde de Itabira, Guanhães e João Monlevade.

20190207 093056

Durante o encontro, voltado para gestores municipais de saúde, técnicos e coordenadores da Regional de Itabira, a diretora regional de saúde, Eliana Maria Torres Horta Guerra Lage, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelas regionais.

“Cabe às Unidades Regionais implementarem as políticas de saúde, assessorando os municípios na organização de seus serviços, coordenando, monitorando e avaliando as ações de saúde em âmbito regional”, afirmou Eliana Horta.

Durante a reunião foram debatidos, entre outros temas, a adesão ao Programa Saúde na Escola, as ações da Ouvidoria Regional do SUS, a formação e reativação dos Comitês Municipais de Enfrentamento das Arboviroses, os resultados de levantamento rápido de índices para Aedes aegytpi (Liraa) realizado por todos os municípios em janeiro deste ano, suas implicações e medidas de controle e a realização, em nível municipal, da 16ª Conferência Nacional de Saúde em 2019.

O coordenador de vigilância em Saúde, Marcelo Barbosa Motta, analisando os índices de Liraa, observou que “os resultados demonstram que os principais criadouros do mosquito estão dentro das casas visitadas. Daí a necessidade de mobilizar e sensibilizar a população na eliminação constante desses focos é imprescindível e extremamente importante e pontual”, enfatizou.

Comissão Intergestores Regional (CIR)

As reuniões de CIR acontecem todos os meses para que os gestores possam avaliar o trabalho em curso, propor e pactuar novos serviços, discutindo formas de melhorar o gerenciamento das ações de saúde com trocas de experiências e prestação de contas, o que otimiza os serviços das regiões de saúde.

Por Darliéte Martins