A Regional de Saúde de Juiz de Fora recebeu nos dias 11 a 14/12 os Gestores de Saúde, Coordenadores de Vigilância em Saúde, Coordenadores de Atenção Primária à Saúde e Referências Técnicas do Sistema de Informação em Saúde de sua jurisdição para o curso de Atualização em Sistemas de Informações de Saúde – Sistema do Programa Nacional da Dengue (SisPNCD) e Sistema de Cadastro de Localidades (SisLOCALIDADE). O objetivo do encontro é promover a atualização constante dos 37 municípios reforçando o papel da Regional de Saúde que é o de orientar as ações de Saúde sempre dentro das melhores práticas da gestão pública promovendo a integração regional e troca de experiências positivas em nossa região.

Diogo 1 3

Na abertura tivemos as seguintes palestras: Lei 11350/2006, que rege as atividades de Agente Comunitário de Combate às Endemias, suas atualizações e as ações do Ministério Público de Minas Gerais – MPMG desenvolvidas na região proferida pelo Coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste, Dr. Rodrigo de Barros. Para falar sobre o Plano de Contingência da Dengue, tivemos a presença do Médico, Sanitarista e Referência Técnica da Dengue desta Regional, Dr. Paulo Tavares Frederico. Em seguida foi a vez do Agente de Saúde Pública e Referência Técnica de endemias da regional, Sérgio Luiz de Almeida falar das Atividades de Campo e o Reconhecimento Geográfico moderno. Dando sequência, contamos com a participação de Diogo Victor Gonçalves Mancini – Especialista em Políticas e Gestão da Saúde – Núcleo de Informações Epidemiológicas (NIEP-SRSJF) que falou sobre o Diagnóstico Regional SIASPNCD e Mapa de Processos relativo aos sistemas e localidade.

No segundo e terceiro dia o curso foi conduzido por Diogo Gongalves no Laboratório de Informática. “Foi necessário a realização deste curso baseado na realização de um diagnóstico regional sobre o Sistema do Programa Nacional da Dengue (SisPNCD) e Sistema de Cadastro de Localidades (SisLOCALIDADE), onde foram detectadas algumas oportunidades de melhoria na execução das ações e na operacionalização dos sistemas de informação relativos a Dengue. Assim foram elaborados mapas de processos embasados na legislação atualizada e nos manuais técnicos, visando a modernização dos procedimentos realizados até então, sendo formalizado através da reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) ocorrida em outubro de 2018. Com a chegada do período epidêmico (Outubro a Março), essa ação reforça o compromisso desta superintendência para minimizar a possibilidade de epidemias de arboviroses nos 37 municípios sob nossa jurisdição.” Concluiu.

Por Adriana Mendes