A Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG) realizará, nesta quinta-feira (29/11), às 10h, no Hospital Eduardo de Menezes, cerimônia de comemoração de 1 ano de funcionamento do Ambulatório de Atenção Especializada no Processo transexualizador. A abertura do serviço é um marco na garantia do acesso da população de transexuais e travestis aos serviços de saúde. O acolhimento é humanizado e o paciente é atendido por uma equipe multidisciplinar.

O serviço foi o primeiro na saúde pública estadual, o segundo em Minas Gerais e o quinto do país e já beneficiou 204 pessoas de oito regiões mineiras, realizando quase 2 mil consultas nas áreas da psiquiatra, endocrinologia, clínica médica, enfermagem, psicologia e serviço social, ginecologia, dermatologia, urologia, proctologista e cirurgia geral.

Processo transexualizador

O processo transexualizador foi instituído no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Portaria nº 1.707 e nº 457 de agosto de 2008, tendo sido posteriormente redefinido e ampliado pela Portaria nº 2.803, de 19 de novembro de 2013, com o objetivo de atender as pessoas que sofrem com a incompatibilidade de gênero, caracterizada pelo não reconhecimento do próprio corpo em relação à identidade de gênero (masculino ou feminino).

A Portaria prevê duas modalidades de habilitação para procedimentos do processo transexualizador: ambulatorial e hospitalar. Na modalidade ambulatorial é ofertado atendimento clínico pré e pós cirúrgico, além da hormonioterapia. A modalidade hospitalar prevê a realização de procedimentos cirúrgicos e acompanhamento pré e pós-operatório.

Serviço
Dia: 29 de novembro, quinta-feira.
Horário: 10 h
Local: Hospital Eduardo de Menezes - Avenida Dr. Cristiano Rezende 2.213 – Bairro Bonsucesso. Belo Horizonte (MG). Mais detalhes do endereço no mapa:



Por Ascom - Fhemig