A Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou, nesta terça-feira (27/11), a Reunião de Alinhamento Projeto Cuidado Farmacêutico que faz parte do Projeto de Implantação da Rede de Apoio à Assistência Farmacêutica do SUS. Com o intuito de aprimorar as técnicas relacionadas ao processo de cuidado farmacêutico e habilidades em farmácia clínica. A reunião também focou nos processos de trabalho e competências do farmacêutico para o cuidado.

O Projeto Cuidado é um projeto do Ministério da Saúde que está sendo desenvolvido em quatro estados (Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais). Em Minas Gerais quatro Regionais de Saúde estão desenvolvendo o projeto (São João Del Rei, Belo Horizonte, Governador Valadares, Pouso Alegre). Há o acompanhamento de pacientes com Artrite Reumatóide visando obter resultados clínicos, econômicos e humanísticos para os usuários. O cuidado farmacêutico é um dos serviços clínicos que o farmacêutico pode também desenvolver e ofertar para esse tipo de paciente.

Créditos: Adriano Barros

“Hoje apresentamos o projeto para os profissionais da farmácia da SRS Pouso Alegre com a intenção de estruturarmos uma política pública em Cuidado Farmacêutico. Nós entramos no projeto piloto do Ministério com outros três estados com a intenção que seja feita institucionalização do serviço de cuidado farmacêutico”, explicou uma das palestrantes, Luciana Cássia, Farmacêutica da Superintendência de Assistência Farmacêutica de Minas Gerais.

Um dos motes do projeto é qualificar a farmácia não só como um local que se tenha acesso ao medicamento, mas que se tenha acesso a serviços farmacêuticos voltados para a melhoria da qualidade vida desse paciente.

Segundo Márcia dos Angeles, Doutora em Ciências Farmacêuticas e Supervisora do Projeto Cuidado, em Minas Gerais, “hoje eu vim aqui conhecer a equipe, conhecer a estrutura da farmácia da SRS de pouso Alegre e avaliar como está acontecendo o projeto aqui na Regional de Pouso Alegre. Tivemos uma reunião de alinhamento e foi muito bom ver o engajamento de toda equipe para o sucesso do projeto. A ideia é alcançar os melhores resultados possíveis da farmacoterapia desses pacientes, melhorar a qualidade de vida desses pacientes”.

Por Adriano Barros

Enviar para impressão