A Regional de Saúde de Unaí, através do Núcleo de Atenção Primária, realizou nesta segunda-feira (19/11) o primeiro dia de capacitação teórico-prática em Manejo Clínico da Hanseníase do Projeto Roda Hans.  O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde direcionado aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos dos serviços de saúde. 

Crédito: Jessika Caldeira

Nos dias 19/11 á 13/12 a Carreta Roda Hans percorre pelos 12 municípios com o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a hanseníase, seus sinais e sintomas. Além disso, busca ofertar o atendimento qualificado, a fim de favorecer o diagnóstico precoce dos casos e iniciar o tratamento oportuno da doença, prevenindo as incapacidades.

 “Este momento é importante para capacitar os profissionais da Atenção Básica á abrir os olhos para o diagnóstico da hanseníase, que não só é uma doença de pele e sim de nervos. Só faz diagnóstico de hanseníase quem pensa em hanseníase”, disse Angelica Petry, Médica Hansenologista da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH).

A Referência Técnica em Hanseníase da GRS Unaí, Amanda Mares, salientou que a realidade dos serviços que atendem ao paciente com hanseníase ainda se mostra muito fragmentada “por isso, as ações de educação permanente no serviço, que é a proposta do Porojeto Roda-Hans, são importantes para a sensibilização da atenção básica sobre seu papel, de investigar, diagnosticar, tratar e acompanhar o usuário e sua família”.

 

Por Jessika Caldeira